quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cochonilha de raiz

Essa praga aparece com freqüência nas planta suculentas, mas, infelizmente, não é muito fácil de ver. Na verdade, a gente só percebe quando a planta já está mal. Veja o substrato desse vaso de Stapelia grandiflora (clique nas fotos para ampliá-las):
Eu só percebi que a planta estava mal porque ela não deu flores na época certa.
Veja as cochonilhas de perto e o estado das raízes:
Aqui, a planta totalmente infestada com cochonilhas na raiz e no caule.Nesse caso, a única solução foi retirar a planta do vaso, cortar a maior parte das raízes e lavar muito bem a planta, usando para isso uma escova de dentes. Depois a planta foi deixada para cicatrizar e replantada em substrato novo.

18 comentários:

Patricia disse...

Parabéns por estampar essa bela imagem das cochonilhas, pois muitas pessoas desconhecem essa praga. Desta forma, seu close, deixo explicito essa praga, PRAGA, com letras maíuscula. BELA CONTRIBUIÇÃO. VALEU. BRAZ&PATY.

Marcus Corradini disse...

Eu tive (e tenho) vários problemas com cochonilhas, principalmente porque não gosto de usar venenos... Por isso resolvi postar estas fotos. Espero realmente ajudar.

Anônimo disse...

Bom dia Marcus, eu tenho duas ou tres suculentas, pois onde moro é muito difícil adquirir mudas, e as vezes tento comprar pela internet, mas quase nunca dá certo, pela distancia, as empresas normalmente nem respondem aos meus pedidos, e já percebi esse problema, que me deixa maluca, pois não sabia como defender minhas poucas plantinhas, e fico com muito medo de perde-las, e sua explicação me ajudou muito, agora já sei como proceder, obrigada, parabéns, suas plantas são belissimas,
taniamaria500@hotmail.com.

Marcus Corradini disse...

Tânia, que bom que meu blog foi útil para você!
Obrigado pelos elogios e volte sempre pra ver as novidades.
Só uma pergunta: onde você mora?!?

SIL SARAIVA disse...

Marcus Corradini,

Estamos neste momento eu e minha mãe procurando na internet sobre manchinhas brancas na terra e o "ataque" às strelitzias dela. Que bom que descobrimos!!! Cochonilhas de raiz...

Bem, estamos correndo pra salvá-las, mas não sem antes agradecer o blog super bacana que você tem. Depois contamos o resultado!

Sil Saraiva

BLOG & BEAUTY
http://blogandbeauty.blogspot.com

PS. Tenho uma "bacia" de suculentas na varanda.

Marcus Corradini disse...

É sempre bom ser útil.
Obrigado Sil!

Lorena Weasley* disse...

dá pra acreditar que a cochonilha é usada pra fazer corante de alimentos??!! O.o

por essas e outras é que sou vegan

Marcus Corradini disse...

É verdade Lorena! Inclusive esse corante é usado para fazer os desenhos da bolacha "passatempo".

Cintia Midori disse...

Tenho uma área de cactos apelidado de UTI, onde os afetados ficam em quarentena para ver se consigo sumir com as pragas branquinhas ... como é difícil sumir com elas ... já tentei de tudo e de quase todas as marcas mais comuns de lojas de jardinagem.

Vamos ver o q acontece. ^^

Arquitetando e Inventando Moda disse...

Gostaria de saber ocmo essas pragas se locomovem. Eu moro no 23º andar, vira e meche aparecem cochonilhas na minha plantinha que fica na janela. Acabei de descobrir que elas estão de volta, limpei toda a planta, lavei todas as partes afetadas com agua e tirei todas as visiveis. Elas podem hibernar ou esconder-se na terra por um tempo e reaparecerem depois? Será que pássaros podem traze-las para as alturas?
Desde já agradejo a ajuda.
Tatiana

Marcus Corradini disse...

Eu acho que são os ovos que ficam na terra, mas vou pesquisar melhor as formas de dispersão desses animais. Aí volto para responder com certeza, tá?

rodrigo disse...

olah pessoal... fico muito feliz de poder achar boas informações na internet como no seu blog.. muito obrigado... bom... achei mais informações dessas praguinhas ....

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cochonilha

rodrigo disse...

olah pessoal... fico muito feliz de poder achar boas informações na internet como no seu blog.. muito obrigado... bom... achei mais informações dessas praguinhas ....

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cochonilha

Tere disse...

Oi Marcus. Sou da comu Cactos e Suculentas Para Todos e da RN, sempre que tenho dúvidas releio este seu post, é ótimo. Obrigada por fazê-lo tão explicativo, tenho certeza que ajudou muito a muita gente.

Juliana disse...

Bacana mesmo, na minha casa houve esses tempos uma pequena infestação de cochonilhas nas minhas plantas, alguns meses depois percebi minhas suculentas murchando e fiquei preocupada. Realmente havia algumas à vista e coloquei a solução querabão pra matar a praga. Não satisfeita com isso as cochonilhas foram pra raiz, eu suspeitei e fiquei imaginando o que poderia fazer para tirá-las de lá, quando acordei e pensei que a única solução seria trocar a terra e tentar passar algo na raiz. Dito e feito, estava meio esbranquiçada algumas raizes, mas nada tão feio quanto na foto hehehe... creio que porque passeio o veneninho na planta! Fica a dica para quem quiser uma receita caseira, ferver 50ml de querosene e 20g de sabão neutro picado, tirar do fogo e mexer acrescentando 50ml de querosene!

Fabiana disse...

mais marcus q tipo de pesticida ou veneno teria q usar?

Ruben Pereira disse...

isso é o que se chama de caspa na giria da minha terra

as minhas nao teem nada disso e nunca uso qualquer tipo de veneno ou pesticida

Anônimo disse...

Minha contribuição
As suculentas são plantas que necessitam de pouca água, então o substrato mais seco acaba por favorecer a entrada de pulgões e ácaros de raíz. O que já fiz e funciona é mergulhar a planta inteira com vaso e tudo em uma bacia com água . O tempo necessário é de cerca de 15 minutos, depois é só deixar escorrer e secar . Os resultados são muito bons .