sexta-feira, 2 de maio de 2008

Crassula ovata cv. 'Hobbit'

Também chamada de Crassula ovata cv. 'Gollum' ou Crassula portulacea 'monstruosa', é uma variedade da Crassula ovata. Por isso mesmo é um pouco mais delicada e cresce devagar. Veja o desenvolvimento nas fotos abaixo.

15/06/2006 (plantio da estaca)

21/09/2006 (3 meses depois)

02/05/2008 (quase 2 anos depois)

6 comentários:

Ela disse...

Marcus, esta crassula ovata gosta de sol pleno ou não? Postei umas fotos da minha no meu blog. Ela está com as pontas das folhas avermelhadas, bonitas, mas as folhas parecem um pouco enrugadas. Será sol demais? Obrigada! Ela

Marcus Corradini disse...

Olá Ela.
Essa planta gosta de algumas horas de sol sim, mas não precisa ser muito... Uma 3 ou 4 horas por dia são suficientes. Com mais sol ela fica, na minha opinião, mais bonita, mas o crescimento parece ser mais lento.
Folhas enrugadas pode ser falta de água ou algum bichinho na raiz, como cochonilhas por exemplo. Fique de olho.
Abraço

Ravick disse...

Como você faz para multiplicar? Eu tenho uma há um tempo e quero fazer mudas (mas dá certa pena arrancar as folhas se ter certeza)

Marcus Corradini disse...

Ravick, dá pra fazer mudas com folhas, mas demora muito. Melhor fazer estacas caulinares já com umas quatro ou cinco folhas. Aí fica fácil.
Boa sorte

Virgínia disse...

Marcus, por acaso essa plantinha não dá flores? Eu tenho ele e vi várias fotos, mas nenhuma com flor. Ela é resistente à água? Obrigada.

Marcus Corradini disse...

Sim, ela dá flores, mas não é muito comum.
Quanto à água, ela é resistente, desde que tenha períodos em que o solo seque. A minha, por exemplo, toma chuva sempre.