sexta-feira, 2 de maio de 2008

Euphorbia leucocephala

Euphorbia leucocephala não é exatamente uma planta suculenta, mas vale a pena ser citada.
Pertencente à família Euphorbiaceae, produz látex e é muito resistente. A propagação é fácil, por estacas caulinares e por sementes.
Quando fica florida, a planta fica inteira branca, e é dai que vem seu nome científico (lecocephala quer dizer "cabeça branca").
Veja essa foto (clique nas imagens para ampliá-las):
As flores são pequenas e o "branco" é dado por folhas modificadas para chamar a atenção. Seu aroma é bem forte.
As folhas, quando a planta não está florida, possuem um tom de verde muito agradável:
Essas fotos foram tiradas no Parque Escola em Santo André.

5 comentários:

GIOVANE ALBERTO disse...

Caro Marcus
Gostaria de conseguir algumas sementes da Euphorbia leucocephala para semear e cultivar em meu sítio.
Podes me ajudar???
Obrigado
Giovane A. Nervo
Venâncio Aires/RS

Marcus Corradini disse...

Gionane, a florada de E. leucocephala acabou há algum tempo. Se ainda houver frutos, posso retirar sementes e mandar pelo correio pra você. Assim que souber te aviso, certo?

cleide disse...

Bom dia Marcus,
Será que você poderia me enviar algumas sementes da Euphorbia leucocephala quero fazer uma cobertura para o muro de chapisco, achei muito linda.

cleide alves
uberlândia Mg

Marcus Corradini disse...

Cleide, só possuo, atualmente, uma mudinha dessa planta que vai demorar muito para florir (alguns anos, acho). Preciso ver se uma das plantas grandes de um jardim aqui da minha cidade está com frutos. Em breve mando notícias, tá?
Abraço

cleide disse...

vou aguardar anciosa, obrigado.