quinta-feira, 1 de maio de 2008

Huernia keniensis

Uma das Huernias mais comuns em cultivo, também é uma das mais fáceis de manter. Aceita sol pleno, meia sombra e solo bem drenado.
Dá flores praticamente o ano todo, mas principalmente no verão. Suas flores parecem um sino.

Veja um fruto jovem (clique nas imagens para ampliá-las):
Aqui um fruto quase maduro:

8 comentários:

Marcelo disse...

Marcus, qual a diferença entre a quenyensis e a macrocarpa?

Marcus Corradini disse...

A keniensis tem a flor em formato de sino. A macrocarpa tem a flor mais aberta.

Ravick disse...

Na primeira vez em que vi um fruto dessa espécie, estava em um vbaso cheio de outras espécies. Minha primeira 'interpretação' daquela visão foi a de que outra suculenta tinah surgido ali, rs

De lagarta a borboleta... disse...

marcus, hoje bisbilhotando seu blog me dei conta que o que havia em meu vaso era um fruto, pois aquilo(o fruto) era estranho ali e esta maduro, pelo que percebo o que posso fazer agora com ele? adoro cactos e suculentas tenho coleção e achei teu blog tentando achar os nomes. virei tua seguidora. bjk.

Marcus Corradini disse...

Olá! Direto ao ponto!
Quando o fruto estiver maduro ele vai secar e começar a abrir. Você precisa pegar as sementes logo, pois elas voam! Igual à semente de dente de leão (aqueles "balõeszinhos") só que maiores. Aí é só plantar em uma mini estufa. Há diversas maneiras de fazer isso. Uma está nessa apostila aqui: http://www.slideshare.net/andrebenedito/cactceas-e-suclentas , Que eu e meu amigo André Benedito fizemos.
Boa sorte!

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA! Muito obrigada, muito obrigada! este slideshare vai salvar muitas plantinhas e ajudar MUITAS colecionadoras!
Parabéns pelo trabalho e por compartilhar conosco!
Gláucia Cristina Oliveira - RJ

UNAIENSES disse...

eu gostaria de saber a diferença entre duas plantas: a Huernia keniensis e a Stapelia grandiflora.
Eu tenho uma delas, e por fotos não consegui saber qual delas é a que tenho! Só sei que a que tenho é muito fetida ao ponto de atrair as moscas com o odor forte, e encher de larvas delas.

Marcus Corradini disse...

UNAIENSES, A Stapelia é grande (caules grossos, de 2 cm de diâmetro, mais ou menos) e dá flores grandes, de mais de 10 cm. A huernia da flores pequeninas, com menos de 2 cm e tem o caule fino e pequeno. Além disso, o caule da Stapelia é aveludado.