quarta-feira, 11 de junho de 2008

Aloe vaombe

Aloe vaombe é um dos aloes mais interessantes, principalmente por seu porte arbóreo, com um caule vigoroso no qual as folhas velhas e secas ficam presas. A inflorescência é bem grande e de um vermelho vivo.Só vi duas plantas dessas na minha vida. As duas estão no Parque Escola em Santo André, onde trabalho. As condições não são as ideais: o solo é argiloso e pobre, além de acumular muita água. No entanto, as plantas estão se desenvolvendo bem (a maior está com mais de 2 metros) e todo final de outono, começo de inverno, nos presenteiam com suas flores.
Abelhas Arapuás roubam o nectar de suas flores (veja na foto a abelha preta numa das flores de baixo), mas, mesmo assim, surgem alguns frutos.

7 comentários:

BETO disse...

Estou impressionado e contente com a beleza do seu blog ... comecei a me interessar pelas suculentas há pouco tempo e tô babando nas suas fotos ! Parabéns ! Um abraço !

Marcus Corradini disse...

Obrigado, Beto!
E bem vindo a esse hobby tão legal que é o cultivo de suculentas.
Abraço

Thidemar Serralheria e Construção disse...

Boa Tarde

Marcus

Tenho a planta aloe vaombe, preciso saber o que pode estar acontecendo com as folhas, estão todas ficando amarela, preciso de orientação como cuidar desta planta.

Marcus Corradini disse...

Essa planta não requer muitos cuidados, mas deve ser plantada no solo, pois é muito grande para vasos. A sua está num vaso? Se for o caso, replante-a no jardim. Se ela já estiver no jardim, pode ser falta de nitrogênio. Compense com adubações, de preferência adubo orgânico, mas pode ser químico também. Se ela estiver no solo, adubada, regada e ainda assim as folhas estiverem amarelas, pode ser algum parasita na raiz, como cochonilhas por exemplo. Aí precisa usar veneno ou tirar a planta do solo e retirar a praga com as mãos.
Bom, sem mais informações sobre a planta, é o máximo que posso ajudar. Boa sorte!
Abraço

Anônimo disse...

Muito kinda eu estou com uma não tão grande mais ela esta com essa flôr eu fico admirando ela que felicidade que da de ter uma assim.

Anônimo disse...

Bom Dia

Marcus

Preciso de uma ajuda,minha planta
aloe vaombe, as abelhas arapuá estão comendo todas folhas verde, qual o produto que posso usar para as abelhas não comer as folhas, estão matando a planta

MarcioAraujo
thidemar@ibest.com.br

Marcus Corradini disse...

Márcio, eu não conheço nenhum produto que faça isso. Vejo duas soluções para o seu problema: ter mais plantas para fornecer alternativas para as abelhas ou achar a colmeia e retirá-la.
Boa sorte!
Abraço
Marcus