domingo, 29 de junho de 2008

Crassula marnieriana

Planta da família Crassulaceae originária da África do Sul, é comumente encontrada à venda (pelo menos na grande São Paulo).
Crassula marnieriana é muito fácil de cultivar. Com solo drenado e com um mínimo de adubação ela cresce rapidamente e gera muitas mudas. Estacas caulinares são o modo mais fácil de reproduzi-las.
Costuma ficar pendente, podendo ser cultivadas em vasos "pendurados".
Se colocada no sol pleno, adquire uma bonita cor vermelha na borda das folhas:
A floração acontece no verão e outono. Veja a foto:

10 comentários:

Anônimo disse...

Marcus
Eu tenho essa belezinha tambem...mas como nao sei os nomes sempre a chamei de "FUXIQUINHO" lembra muito fuxico ( aquelas rodelinhas de tecido ) acho-a linda, nem sabia que floria...legal, vou aguardar a minha florir anciosa

leto disse...

Eai Marcus Blz?
Olha rsrs no seu perfil quando diz "Não gosto de incompetência nem de gente que "sabe tudo". "
Pois é eu so quase isso incompetênte so q não sei nada, bem , quase nada
kkkkkkk

Então olha, a pouco tempo ganhei minha primeira Suculenta, uma " Flor de Pedra"...Achei linda, simplismente me encantei, eu ja adoro jardim, acho lindo, se pudesse minha casa teria um jardim enorme e uma casinha bem miuda no meio
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pois então, ja falando d+ né?
mais olha podia me dar umas dicas, ahhh sei la como dizer, podia compartilhar seu conhecimento nessa area com um pobre mortal que entende bem pouco, eu. :D

Desde ja agradeço a atenção
Abrass

Marcus Corradini disse...

leto, legal você entrar pro mundo das suculentas.. você vai perceber que ele vicia!
Quanto às dicas, tudo que eu posto no blog são minhas observações das plantas que eu cuido, mas se você tiver alguma dúvida mais específica, terei prazer em ajudar!
Abraço

leto disse...

Ahhh :D
ahh prazer, kêdes;nem reparei meu nick " leto".

Podia me ajudar com a reprodução
da minha especime de " flor de pedra";
eu pesquisei um pouco, diz que eu tenho que fazer pela folha, mais não sei bem oq fazer e nem o tipo de solo =/
me adiciona no msn?

kedes_1@hotmail.com

Abrass

Carla disse...

Olá Marcus

Sou arquiteta e amo de paixão estas plantas pelo 'design' delas, são verdadeiras esculturas perfeitas. Eu já tive uma dessa espécie da foto mas não tinha aprendido a cuidar ainda... vivendo e aprendendo.

Mas tô te escrevendo pra saber se você cultiva bromélias também, ou se o parque onde você trabalha tem bromélias.

Explico: também trabalho com livros e tenho 2 exemplares de um livro raríssimo, considerado a 'bíblia' de quem cultiva bromélias, chamado "Bromeliáceas en Flor". Você pode verificar com a biblioteca do parque (ou alguém responsável) se eles tem interesse em adquiri-los?

Obrigada
Um abraço
Carla

Marcus Corradini disse...

Carla, eu acho que o Parque já tem esse livro, mas vou verificar e oferecer pra eles, certo?
Abraço

Carla disse...

Ótimo!

Esqueci de dizer o nome dos autores: Gero W. Fischer, Ulrich Baensch, Ursula Baensch.

Tenho 2 livros de fotos, 1 com textos em espanhol e outro em alemão, e 2 livros somente com os texto em inglês, pra que o leitor possa acompanhar o texto e fotos.

Se precisarem de maiores explicações, você pode passar o meu e-mail, por favor (livraria.floripa@gmail.com).

Muito obrigada
Um abraço

TEZ disse...

gostaria de saber o que é um solo bem drenado

Marcus Corradini disse...

Tez, solo bem drenado na verdade é uma forma coloquial de dizer "solo com boa drenagem", que é a forma corrta. Um solo bem drenado é aquele em que a água não fica "presa" ou seja, o solo não fica encharcado. Um amigo diz que, se ao regar um vaso para suculentas a água não começar a sair pelo fundo em oito segundos, a drenagem não está boa. Eu acho um pouco de exagero...
Para conseguir esse solo bem drenado, eu uso uma mistura de terra de jardim e areia. Essa areia melhora a drenagem. Mas é preciso verificar os gostos de cada planta.
É isso.

Ruben Pereira disse...

disso queria eu :O aqui nao acho nada disso á venda :(

por acaso nao quer fazer umas trocas??

veja aqui minhas plantas:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.100560629980840.1070.100000807104218

caso alguma interesse contacte dj_b-rabbit@hotmail.com