segunda-feira, 2 de junho de 2008

Crassula ovata

Uma das plantas mais cultivadas entre as suculentas, Crassula ovata, da família Crassulaceae, é comum em jardins, vasos e varandas do Brasil.
Fácil de cultivar, vai bem em qualquer substrato que tenha boa drenagem. Se regada demais, o caule pode apodrecer na base.
Vai bem à meia sombra, mas gosta mesmo é de sol pleno.

Essa planta é conhecida como Planta Jade ou Bálsamo de Jardim. Não possui qualidades medicinais comprovadas, mas é muito confundida com uma planta medicinal, chamada Bálsamo (Sedum dendroideum).

A época de floração é o outono, portanto estão floridas enquanto escrevo esse post.
Veja foto da flor:

18 comentários:

ROSANE MELO disse...

OLÁ MARCUS,
COMPREI ESSA PLANTINHA HOJE E AO FAZER UMA PESQUISA SOBRE COMO CUIDAR DELA ACHEI SEU BLOG...CARA!
MUUUUUIIIIITO BOM! E LINDO TAMBÉM!O QUE VI ME FEZ PENSAR EM MUITAS COISAS E POSTEI EM MEU BLOG..NÃO É SOBRE PLANTAS..MAS O MEU LADO DE VER A VIDA E CONTAR RELATOS,CONTOS E OUTROS SEMELHANTES. MEUS PARABÉNS PELO SEU MINUNCIOSO TRABALHO E CERTAMENTE ME FEZ ACREDITAR QUE AINDA RESTAM PESSOAS PREOCUPADAS COM NOSSO LINDO PLANETA, REPLETO DE PLANTAS EXTRAORDINARIAMENTE BELAS!
UM ABRAÇO!
http://rosanef265.blogspot.com/

ROSANE MELO disse...

OI MARCOS,
NÃO SEI SE MEU COMENTÁRIO FOI PRA VOCÊ, ESPERO QUE SIM...MESMO ASSIM REPITO QUE SEU BLOG ME INSPIROU A POSTAR NO MEU, POIS COMO DISSE NO PRIMEIRO COMPREI UMA PLANTINHA SUCULENTA E FUI FAZER UMA PESQUISA SOBRE COMO CUIDAR DELA, DAÍ CAÍ NO SEU BLOG..AINDA BEM..É MARVILHOSO, EXCELENTE TRABALHO E BEM MINUNCIOSO.
QUE BOM QUE EXISTEM PESSOAS QUE SE IMPORTAM COM O VERDE DO NOSSO PLANETA!
UM ABRAÇO,
http://rosanef265.blogspot.com/

Marcus Corradini disse...

Rosane, que bom que você gostou! É muito bom quando alguém entende nossas intensões. Andei dando uma olhada olhada no seu blog também e gostei muito.
Abraço

Alex disse...

Olá Marcus
Gostei muito do teu Blog. Acho que partilhamos a mesma paixão por plantas e também tenho uma biólogo na família, a minha irmã.
Comecei um Blog sobre Plantas de Interior há muito pouco tempo. Dá uma olhada e deixa a tua opinião se puderes.
http://febredasplantas.blogspot.com
Um abraço!
Alex

Anônimo disse...

Olá Marcus,
Primeiramente parabéns pelo seu blog, não sou bióloga, sou arquiteta, mas, compartilho da sua adoração por plantas!!!
Tenho uma Crassula Ovata em minha varanda, no entanto, comecei a notar que os caules estão mais frágeis e começaram a ficar pesados para a plantinha (pelo menos é o que parece). Gostaria de saber como posso podá-la e deixá-la em um formato mais bonito e como e com qual frequência devo irrigá-la.
Obrigada pela atenção!
Gabriela

Marcus Corradini disse...

Gabriela, isso que você está descrevendo parece falta de sol. A planta fica estiolada, espichada, e "mole". Antes de podá-la considere mudá-la de lugar. Eu não recomendo a poda, mas, se for fazê-la, há algumas regras. Vou preparar um post sobre isso, tá?
Abraço

Anônimo disse...

Ok Marcus!
Aguardarei sua postagem então, mas ainda assim, já coloquei em um local com maior incidência de sol.
Agradeço desde já a atenção!
Gabriela

priscilla disse...

oi marcus, estava procurando na internet sobre como cuidar do meu balsamo, daí caí no seu blog.
quem sabe vc pode me ajudar...
a minha plenaitnha também tava bem fraca, mole. daí caiu vários galhos, acho que o caule apodreceu, daí eu mudei ela de lugar, coloquei ela mais no sol e troquei ela de vaso, tô dando menos água também...mas daí queria saber se eu plantar esse caules que caíram, colocar na água ou plantar na terra ela pode criar ráizinha?
obrigada.

Marcus Corradini disse...

Olá Priscila!
Pode plantar os galhos que cairam sim! Pode deixar uns dias em local sobreado para cicatrizar, depois plante-os na terra e mantenha em local bem iluminado, mas sem sol direto, por uns dias. Depois vá adaptando-os ao sol lentamente.
Boa sorte.

C. Rorato disse...

Oi!
Só a título de curiosidade: essa planta é chamada popularmente de "Geldbaum" na Alemanha. Em traducao literal, árvore do dinheiro. Aqui nao se compra uma Geldbaum, mas sim se presenteia!
Eu ganhei a minha a dois anos e estou tentando descobrir como fazer uma muda dela...
Você sabe como??

Marcus Corradini disse...

Basta cortar um pedaço do caule de uns 5 cm (pode ser maior!), deixar de um dia para o outro em local sombreado para cicatrizar e plantar direto na terra.Esse método se chama estaca caulinar. Muito fácil. Também é possível fazer mudas de folhas (estaca foliar). Basta tirar uma folhinha, enfiar na terra e esperar, só que demora mais do que um galhinho...
Boa sorte!

wilson santos disse...

Olá Marcos, eu tenho uma Crassula Ovata grande, plantada no vaso, há uns 02 meses ela começou a ficar com uma fenda com um pó verde nessa parte como se fosse uma doença, apodreceu e o processo continua, o que eu posso fazer para parar isso?

ivana locali disse...

Oi Marcos, adorei seu blog!
Tenho 3 vasos de Jade, muito antigas, e elas parecem estar sempre hibernando, nunca deram flores; já fiz mudinhas com galhinhos; nunca fiz adubação, só terra com matéria orgânica e rega 2 vezes por semana;o ambiente é variado: sem sol direto, mas com boa luminosidade. Que mais?
Será que é suficiente?

Marcus Corradini disse...

Ivana, será que eles não encheram o vaso de raiz? Que tal replantá-los, se for o caso? Mais uma coisa: sol direto é imprescindível, pelo menos uma 3 horas dia. Tente adubar com farinha de osso e torta de mamona ou algodão.
Boa sorte!!

Anônimo disse...

Olá Marcus, até um tempo atrás achava que o nome dessa planta era "dinheiro em penca"...resolvi fazer uma pesquisa pois, temos essa planta há 14 anos, e nunca teve uma flor...sabe o que podemos fazer para que flore? Hoje essa planta tem aproximadamente 1 metro de altura e, aparentemente muito saudável e com folhas muitos verdes. Já mudamos várias vezes de vasos, sempre aumentando a área.
Abs ...Cézar
cezar@anagon.com.br

Marcus Corradini disse...

Cezar, talvez o que esteja falando seja sol. As únicas que vi floridas estavam em sol pleno o dia inteiro...
Abraço

Gabriela Schwantz disse...

Oi, Marcus!
Ganhei uma mudinha da Crassula Ovata a uns 2anos.. Até pouco tempo ela estava super bem e linda. Caule grossinho, mt folhas e td verdinhas. Simplesmente linda!
Só q do nada começaram a aparecer nas folhas umas manchas pretas... e com o tempo as folhas manchadas simplesmente caiam. Saí arrancando td as folhas manchadas p n se espalhar. Mas acabei d perceber q as tais manchas negras passaram p o caule. Oq posso fazer p minha plantinha n morrer??? Ela estava tão linda..

Marcus Corradini disse...

Gabriela, você pode mandar uma foto? Deve ser um fungo, mas não dá pra saber sem ver.
Abraço