quinta-feira, 24 de julho de 2008

Graptosedum "Vera Higgins"

Entre as plantas suculentas, é relativamente comum encontrar híbridos, que são cruzamentos feitos entre espécies diferentes. Nesse caso, o nome da planta é normalmente dado pelo criador do híbrido. Quando o híbrido é feito cruzando-se plantas de gênero diferente, costuma-se combinar o nome das duas plantas, como se fosse um novo gênero. Então, o cruzamento entre um Graptopetalum e um Sedum recebe o nome de "Graptosedum", seguido do nome do cultivar.

Essa planta é o Graptosedum "Vera Higgins". De cultivo fácil, é robusta e pode ser plantada em vasos ou jardins.
A propagação pode ser feita por estacas caulinares ou foliares. Pega muito fácil e pode ser plantada direto no local definitivo.
A planta cultivada em sol pleno fica com uma coloração rosada como a da foto acima. A planta cultivada a meia sombra fica mais esverdeada como a da foto abaixo:Veja a planta florida e um detalhe da flor:

5 comentários:

Rodrigo disse...

Olá Marcus... vc ainda não me conhece... eu estava pesquisando sobre cactos e suculentas e acabei chegando em seu blog... já de cara me identifiquei com vc... tb adoro Peixes VIVOS!!! E estou começando a pesquisar sobre essas plantinhas maravilhosas que pelo visto vc ja tem pós-graduação...rsrsrs
MAs especificamente esta Suculenta é Maravilhosa... eu moro no interior do Rio de Janeiro, em Petrópolis... nao sei se conhece... mas igual a esta suculenta eu nunca vi... ela é dificil de achar? E olha que ja andei bastante em lojas do genero e encontrei bastante coisa legal mas desta eu ainda não tive o prazer! De qq forma te escrevo mais p/ parabenizar vc pelo seu Blog... muito interessante... direto... resumindo... muito legal!! Veja as fotos das minhas suculentas... http://www.flickr.com/photos/29007936@N07/
Grande Abraço! SAÚDE E PAZ!
Rodrigo Clemente
rd.clemente@gmail.com

Marcus Corradini disse...

Rodrigo, obrigado pelos elegios.
Realmente essa planta não é comumente encontrada. Mas ela aparece de vez em quando. Mantenha os olhos abertos. Como todo mundo compra quando aparece, o melhor jeito de consegui-la é pegar uma folha de alguém que tenha.

Yukizu-Sama disse...

Boa noite Marcus. É Christiane, a moça das dúvidas. Eu estou tentando propagação por foliares o que não está indo muito bem em algumas espécies. Pois não sei quando regar. As folhas estão em um potinhos pequenino aqueles que compramos suculentas ou cactos. Também fico na dúvida se posso deixar pegar sol direto. Muitas já murcharam, mesmo dando raiz. saberia me informar como posso cuidar dessas foliares virarem mudinhas? Quanto tempo acha que leva para aparecer a muda em uma folha dessa graptosedum?

Grata, Chris.

Marcus Corradini disse...

Oi Christiane.
Para fazer estacas foliares de suculentas, pegue uma folha saudável (evite as muito velhas). Não precisa nem plantar a folha, na maioria das espécies, bastando deixá-la sobre a terra. Se enterrar, tenha certez de que o lado certo está para cima. Não costuma ser necessário regar até que apareçam as primeiras folhinhas, pois a planta tem reservas.
A folha deve ficar num local sombreado mas bem iluminado, sem sol direto.
Nem todas as folhas "vingam".
Quanto ao tempo, pode variar muito, de uma semana a dois meses ou mais.

Abraço

Yukizu-Sama disse...

Ah, entendi muito bem. Obrigada! Talvez eu tenha sucesso com essas informações.

Obrigada, Marcus!

Chris.