sexta-feira, 25 de julho de 2008

Graptoveria cv. "Gilva"


Mais um híbrido da família Crassulaceae, Graptoveria cv. "Gilva" foi uma das minhas últimas aquisições. Foi identificada pela Sueli, grande amiga virtual (por enquanto!) da comunidade Cactos e Suculentas para Todos, do Orkut.
Assim que comprei essa planta, ela foi atacada por cochonilhas e eu quase a perdi. Tive que fazer novas estacas e replantá-las. Por sorte, ela pega muito fácil, e mesmo das folhas que caíram nasceram novas plantas.Nunca deu flor aqui em casa... Vamos aguardar mais um pouco.
Repare como, mesmo cultivada no sol, ela fica "comprida":

10 comentários:

marcellacanto disse...

Oi, Marcus. Que ótimo que encontrei seu blog. Estou apaixonada pelas suculentas, quero aprender mais sobre elas.
Tenho uma aqui que acredito ser a "Gilva". Ela está com umas pintinhas brancas, externas às folhas, (bolinhas grudadas nas folhas e caule também) você me entende ? O que é isso ? O que devo fazer ? Grata pela atenção, Marcella

Marcus Corradini disse...

Oi Marcella.
Sua planta deve estar com cochonilhas, um inseto parasita. Verdadeira praga. Dê uma olhada nesse post:
http://marcuscorradini.blogspot.com/2008/04/cochonilha-de-raiz.html
Procure por cochonilhas na internet.
Existem venenos caseiros e comerciais para essas pragas. Você também pode retirá-las manualmente.
Boa sorte!

Kátia Mendonça disse...

Oi Marcos, qual a diferença da Graptoveria cv., da Sedum Sara higins (79.02), do site suculentas.com.br? São praticamente a mesma. Tenho um vaso em casa, e estou na dúvida de como identificá-la. Tenho fotos dela no orkut, fique a vontade para vê-las. Abraços.

Marcus Corradini disse...

Kátia, eles são a mesma planta. Mas eu acho que o nome "mais correto" é Graptoveria cv. "Gilva". Isso porque essa planta é um híbrido, cruzamento de Graptopetalum com Echeveria, provavelmente. Exatamente por isso é difícil uma nomenclatura correta, já que a planta não é uma espécie natural.

scmoro disse...

Oi, eu tenho a "Gilva" a minha está plantada em um vaso que fica "no tempo" sempre, mas está bem lindinha e agora pela primeira vez com flores... Vou me mudar e quero plantá-la em um canteiro, junto com Dedinho de Moça. Qual a melhor forma de preparar o canteiro p elas?
Abraços,
Soraia

Marcus Corradini disse...

Oi Soraia.
Para plantar no canteiro, é só garantir que o solo tenha uma boa drenagem. Se a terra for muito argilosa, misture areia na camada superior até a terra ficar mais soltinha. Ou então faça o canteiro "altinho", como uma horta, pra garantir que o solo não fique sempre encharcado.
Outra coisa é prestar atenção no mato, porque se ele cobrir a planta ela pode não aguentar e apodrecer.
É isso. Espero ter ajudado.
Abraço

Mirela disse...

Olá Marcus.Que bom encontar Vc!eu estou começando a colecionar cactos e suculentas.Comecei agora tenho poucas espécie umas 15 e estou com um probleminha que não sei como resolver. perdir recentimente 3 especie ficou tipo que podre.Eu pensi que fosse agua demais mais perecbir que eu não molho sempre 1 vez só na semana. e tem outras aqui que eu acho que vai morrer tbem.o que eu faço? será que é o ambiente elas ficam em na area aqui da minha cas é coberto ventila um puco. o qu eu faço? mirela

Mirela disse...

OI MARCUS. QUE BOM ENCONTREI VC. TENHO UMA PEQUENA COLEÇÃO DE CACTOS E SUCULENTAS. SÓ QUE PERDIR 3 ESPECIA E AXCHO QUE VOPU PERDER MAIS.ELAS FICARAM PODRES E NÃO SEI COMO RESOLVER.ACHEI QUE FOSSE AGUA DEMAIS POREM MOLHO 1 VEZ SO NA SEMANA. O AMBIENTE ONDES ELAS FICAM É FECHADO MAIS TEM UMAS ABERTURAS QUE VENTILA. O QUE EU DEVO FAZER?O QUE PROVOCA ISSO? MIRELA

Marcus Corradini disse...

Mirela, o local onde elas estão pega sol? Elas precisam de algumas horas de sol direto todos os dias.
Abraço

Yukizu-Sama disse...

Oi marcos, tudo bem? É a Chris. Olha eu acho que o nome dessa aí não é esse não olha o site que achei. Parece o correto! ;D
X Graptoveria 'Alpenglow'
http://davesgarden.com/guides/pf/go/178014/