domingo, 27 de julho de 2008

Mais um híbrido!

Essa planta é uma incógnita. Uma vez a identifiquei como Graptoveria cv. "Debbi", mas nunca acreditei muito nessa identificação...
As folhas tem um aspecto meio manchado mesmo, que é muito interessante.
Fica muito grande, chegando a trinta centímetros de diâmetro.
A propagação é muito fácil, por estacas caulinares.
Aceita qualquer solo, mas fica bonita em solo rico. A planta da foto acima está plantada num jardim. A planta abaixo está num vaso:

Quando a planta fica velha, o caule vira um "tronco" miniatura. A partir daí, a planta começa a ficar mais feia. Vale a pena cortar as rosetas e replantá-las. Do tronco restante nascem novas rosetas. Veja a foto:

11 comentários:

gaupin disse...

boa noite. descobri este blog pesquisando sobre plantas para minha sala. portanto as plantasa ficaram dentro de casa, com bastante luz pois será em frente da varanda e não tenho cortinas. O local é um vaso de barro em cima da prateleira em frente a esta varanda que falei. não venta,nemrecebe sol. Que tipo de suculenta devo usar?Queria 2 tipos e ambos dessem flores para alegrar e colorir a sala.Não pode ser muito grande,posso levar os vasos para a varanda e tomar sol.Grata ,graça pinheiro

gaupin disse...

Qual o nome de 2 suculentas para serem plantadas em vasos de ceramica. Elas ficarão na minha sala ,numa pratekeira bem em frente da varanda.Portanto com bastante luminosidade, sem vento. Gostaria que ambas tivessem flores para alegrar a sala. posso leva-las ate a varanda e tomar sol pela manhã, que é quando tenho sol.Não podem crescer muito ,mas devem ter cor e flores, e pender um pouco ,não muito por que tenho um copmputador numa mesa abaixo um metro mais ou menos desta prateleira.Grata por me ajudar.Se possivel mande foto para meu email

Marcus Corradini disse...

Oi Graça. Infelizmente não tenho seu e-mail.
Eu aconselharia Sedum morganianum e Senecio jacobsenii. Essa duas plantas vão bem com pouca luz (apesar de gostarem de sol) e são pendentes. Quanto ao tamanho, basta podá-las.
A questão das flores é um problema, pois a maioria das suculentas dá flor só num pequeno período do ano.
Espero ter ajudado.

gaupin disse...

recebi sua resposta e agradeço. vc poderia me mandar fotos delas e o nome popular como são conhecida para facilitar a minha compra?Grata

Marcus Corradini disse...

Graça, já enviei por email.

Ravick disse...

Não seria a Graptoveria 'Douglas Huth'? (Não tenho certeza, rs, estou apenas perguntando :)

Marcus Corradini disse...

É parecida, mas ainda não parece igual... O ideal é ver uma "ao vivo" pra tirar a dúvida.

Carol disse...

Olá,

tenho imensas plantas dessas em vaso; também já tive em terra de jardim, mas aí elas crescem muito em altura e não se expandem em largura, São líndíssimas. As minhas só começaram a dar flor passados dois anos de as ter plantado, e agora dão flôr todos os anos, as quais duram cerca de mês e meio a secar.

Ladiethel disse...

Acho que é uma Echeveria gibbiflora,para ficar bem grande é só tirar os filhotes que ficam embaixo e nas laterais da planta matriz...e usar uma mistura de fertilizante NPK 10,10,10 granulado a cada dois meses.A minha chegou a quase 50 cm de diametro...

Anônimo disse...

Olá!
Estou encantada com seu blog! Notei no vaso da foto com o tronquinho, que há outra suculenta ali. Não encontrei identificação dela nas outras postagens. Vc sabe me dizer o nome dela? Obrigado! Karen

Marcus Corradini disse...

Oi Karem. É um Sedum stahlii.
Abraço