quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sedum pachyphyllum


Sedum pachyphyllum, da família Crassulaceae, já foi a planta mais comum entre as suculentas cultivadas. Hoje em dia já não é tão comum assim.
De cultivo fácil e muito resistente, aceita qualquer tipo de solo, desde que a iluminação seja boa. Prefere sol direto, quando fica com as pontas das folhas vermelhas. Essa característica lhe conferiu o nome popular "Dedinho de Moça".
Sua propagação pode ser feita com estacas caulinares ou foliares. Vai bem tanto em vasos como em jardins. Veja a planta num canteiro:
As flores são amarelas e ocorrem no inverno.

13 comentários:

Malu disse...

Oi, Marcus,
estou começando uma coleção de plantinhas algumas suculentas, estou adorando montar floreiras com elas.
Fui pesquisar um pouco mais sobre elas, encontrei seu blog,adorei as fotos e informações!
Tenho a Sedum pachyphyllum, e, pelo jeito ela pega fácil!,
Estou curtindo muito esse meu novo hobbie e pretendo visitar seu blog e trocar idéias.
Maria Lucia-Curitiba.

Marcus Corradini disse...

Malu, muito obrigado por visitar o blog. Volte sempre! Estamos aí pra trocar idéias mesmo.
Abraço

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Tenho... é magnifica... quase parece um arco-iris :)

disse...

Olá, eu estou agora a iniciar-me neste hobby de suculentas e cactos, e tenho ainda uma modesta colecção, estou agora mais uma amiga a montar o blogue para sabermos mais sobre as nossas plantas e posteriormente vamos colocar as fotos das nossas plantas, graças ao seu blogue estamos a conseguir catalogar as nossas, e jºa consegui encontrar esta que julgava que a minha era uma rubrotinctum mas afinal nao é ehehe e as Lithops :)

Já temos o seu blogue no nosso de lado para o podermos sempre consultar e termos como referencia, muito obrigada :)

Este é o nosso blogue se quiser dar uma vista de olhos, mas esta ainda em construçao e so estara em pleno daqui por uns meses: http://jardim-plantas.blogspot.com/

nany disse...

EU COMPREI UMA DESSA SÓ QUE ESTÁ AMARELANDO AS FOLHAS, AI TIRO DO SOL EU REPARO QUANDO PONHO NO SOL,AS PONTAS DELAS FICAM ESCURAS E EU SOU DOIDA POR ESSA ESPÉCIE E TO COM MEDO DE PERDA LÁ POR COMPLETO, ENTÃO É SOL PLENO MESMO? TO NO AGUARDO DESDE JÁ AGRADEÇO.

Marcus Corradini disse...

Nany, vá acostumando a planta no sol aos poucos, aumentando o tempo meia hora por dia. Ela pode ficar no sol o dia todo, mas só depois de adaptada. Boa sorte.

Nathani Baia disse...

Oi Marcus,

Como que eu faço a propagação dessa espécie?

Marcus Corradini disse...

Nathani, pode ser por estacas caulinares ou foliares. Na verdade é bem fácil, qualquer folha vira uma nova planta. Veja detalhes aqui: http://pt.slideshare.net/andrebenedito/cactceas-e-suclentas?referrer=ssid%3D306746%26action%3Dview%26exp%3Dredirect_play_store

Marcus Corradini disse...

Nathani, pode ser por estacas caulinares ou foliares. Na verdade é bem fácil, qualquer folha vira uma nova planta. Veja detalhes aqui: http://pt.slideshare.net/andrebenedito/cactceas-e-suclentas?referrer=ssid%3D306746%26action%3Dview%26exp%3Dredirect_play_store

Mari disse...

Obrigada pelo artigo! Comprei uma "Pachy" para pôr no escritório em que trabalho, mas não recebe luz solar. Começou a amarelar e a perder folhas de maneira alarmante. Pelo visto, fiz uma má escolha! Vou levá-la para casa e adaptá-la ao sol, e procurar uma plantinha que goste mais deste ambiente. Um abraço!

Juliana Borkan disse...

puxa! muito legal o post! você tem cactos? :D eu tenho alguns, e adoraria ver posts sobre eles :D

Marcus Corradini disse...

Obrigado Juliana. Tenho uns poucos cactos, mas pretendo escrever sobre eles em breve.

Juliana Borkan disse...

legal! já tive algumas suculentas, e todas morreram :c creio que não gostam do sol do norte :B