quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ledebouria socialis

Ledebouria socialis (Baker) Jessop, da família Hyacinthaceae, é conhecida entre os colecionadores também com Scilla violacea, Scilla socialis ou Scilla pauciflora, todos sinônimos para a mesma planta. Na natureza, ocorre na Africa do Sul.
Essa é uma planta que prefere meia sombra ou o sol matinal. Pode ficar em sol pleno, mas fica atarracada e não se desenvolve muito bem.
O substrato não precisa de muito cuidado. Areia e terra vegetal (1:1) é suficiente. As regas devem ser feitas quando o substrato estiver seco.
A reprodução pode ser feita separando bulbos novos da planta mãe. Os bulbos não devem ser totalmente enterrados, pois podem apodrecer.
A floração acontece no final do inverno. Veja as flores:

16 comentários:

Katia Horn disse...

adoro essa planta! a minha está cheia de botões... além da folha toda pintadinha, acho a flor muito delicada, listadinha em verde e lilás... essa foto de cima com ela toda florida parece uma mandala...
você usa esse fertilizante 10 10 10 pra todas as suculentas?

Marcus Corradini disse...

Oi Katia!
Essa planta também é uma das minhas prferidas e foi uma das primeiras suculentas que cultivei.
Eu uso esse adubo em todas. Uso também 6-6-6 líquido. Mas mantenha o olho aberto, pois algumas pesquisas indicam que adubos químicos aumentam a possibilidade de infestações por pragas, como cochonilhas e pulgões.

Katia Horn disse...

legal, Marcus!
grata pela dica!
bom fim de semana!

Elena sem H disse...

Oi

Acabei de chegar aqui pelo blog da Katia.
Que delícia me deparar justo com a suculenta que floriu lá em casa e qwue não consegui fotografar (ainda - problemas técnicos...). Que bom saber seu nome agora, obrigada!
Vou continuar viajando pelo seu blog, até mais!

Marcus Corradini disse...

Elena, que bom que o blog foi útil!
Fique à vontade e volte sempre.

Elena sem H disse...

Hoje eu quis fotografar as flores da minha, mas meus cachorros chegaram antes de mim... Então postei sem foto e linkei você para que quiser conhecer a Ledebouria.

Yure disse...

Obrigado. Estava procurando o nome desta linda suculenta.

Anônimo disse...

Olá, Marcus,


Essa planta é linda, comprei uma mudinha que está com uma haste cheia de flores.A propagação pode ser feita por essas flores quando murcharem?
Obrigada antecipadamente pela atenção.

Marcus Corradini disse...

Se as flores derem frutos, deve ser possível plantar as sementes. Eu nunca tive frutos: as flores secam e nenhuma semente aparece.

Lilian disse...

Que bacana! Comprei uma recentemente, sem saber do tipo de planta que se tratava. Obrigada pela dica!

KITANDA NORDESTINA disse...

Boa noite sou apaixonada por suculentas comessei o cultivo a pouco mas ja tenho algemas to muito feliz por ler tantas coisa boas por aqui olha ganhei um bobozinho com duas folhinhas tomara que ela cresça.

patyslmg patyslmg disse...

Boa tarde! Onde encontro dessa suculenta para comprar?

Marcus Corradini disse...

Honestamente, não sei. :(

Patrícia Fonseca disse...

Bom dia! Tenho uma e a minha está cheia de bulbos, mas os bulbos mais antigos estão meio moles. Isso é normal? Desde já obrigada!

rosangela dos santos disse...

Eu fique apaixonada por essa planta quando a vi no grupo de planta que eu estou mais ainda não consegui arrumar uma batatinha eu gostaria tanto já tentei comprar nas floralias da onde moro mais ainda não encontrei

Manoel Rios disse...

Olá Marcos Corradini, bom dia, Apreciei muito os seus comentários a respeito da Ledeuboria socialis. Nós temos e a semana passada fiz uma divisão dela e consegfui oito novas plantas, assim como vários pequenos bulbos que já os plantei. Ela foi uma das primeiras plantas da nossa coleção.
Abraços fraternais.