domingo, 28 de setembro de 2008

Orbea variegata

Orbea variegata, da família Asclepiadaceae, é comumente encontrada no hobby. Não é por menos: suas flores são impressionantes, grandes e muito vistosas. Veja nessa foto a comparação com o tamanho do "dedão" em baixo:

Substrato bem drenado, adubações freqüentes e algumas horas de sol são imprescindíveis para estimular a floração, que acontece no verão até o início do outono.
Para propagá-la, basta separar um talo e relantá-lo. Pode-se deixar o corte cicatrizar antes de colocá-lo na terra.
Cochonilhas podem ser um problema, mas O. variegata é bem resistente e a praga pode ser retirada manualmente.
Aqui, a flor em detalhe:


8 comentários:

Peguei na rede... disse...

Oi Marcus, fico feliz q tenha voltado. Desculpe-me se fiz perguntas muito tolas.

Tenha uma suculenta semana

Xêro

Marcus Corradini disse...

Imagina... Não existem perguntas tolas, e as suas certamente não o foram!
Abraço

Eduardo Feniman disse...

Olá Marcos,
adorei seu blog! vou usar muito ele para catalogar minhas suculentas!
foi buscando o nome de uma que te encontrei, será que você pode me ajudar? publiquei uma foto no endereço abaixo pra você dar uma olhada e ver se conhece.
http://picasaweb.google.com.br/edufeniman/MinhasPlantas#5253414178306257666

obrigado pela ajuda
Eduardo Feniman

Marcus Corradini disse...

Eduardo, que bom que você gostou do blog.
O nome da sua planta é Kalanchoe prolifera.
Abraço

Re disse...

Kalanchoe prolifera
Olá Marcus,
adoro plantas em geral, mas tenho especial predileção pelas suculentas e foi procurando descobrir mais sobre uma das minhas que encontrei seu Blog. Adorei e vou usá-lo muito para catalogar algumas das suculentas que tenho. E hoje também descobri que a tal Arvore Havaiana, como a chamam aqui em Curitiba, é na realidade uma Kalanchoe prolifera. Tenho uma que está linda, cresceu tortuosa, estava num vaso e agora está no jardim. Como faço para te enviar uma foto?
abraço grande
Renata Curitiba

Marcus Corradini disse...

Renata, Que bom que o blog está sendo útil pra você!
Me mande seu e-mail por comentário (eu não publico) e eu te mando meu e-mail. Aí você me manda a foto.
Abraço

Karem Leoncini disse...

Olá Marcos, finalmente descobri a espécie dessa minha plantinha e eu nem sabia que dava flor e que linda heim!!!! Adorei seu blog! Também sou apaixonada por suculentas, cactos e orquídeas, tenho blog sobre isso também!!! bjs

Lu Ribeiro Accioly disse...

Adorei suas explicações, adquiri um orbea a poucos dias, e amo suculentas.