quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Plectranthus nummularius

Plectranthus nummularius, mais um parente do boldo medicinal, comumente aparece em nossas coleções. No meu caso, espontaneamente. Simplesmente ela nasceu num bloco abandonado sobre um muro e lá ficou. Não recebe nenhum cuidado, nem regas, nem adubo (pra falar a verdade, não sei nem se tem substrato!), e, surpreendentemente, dá flores todos os anos.
No período de estiagem, a planta praticamente seca.

Veja a inflorescência:
O detalhe das flores:
Aqui, a planta na sombra, estiolada:

14 comentários:

Gabi disse...

Oi Marcus, aqui no RS essa planta é conhecida como "dólar". Eu gosto muito e ela é realmente fácil de cuidar. Tá sempre bonita! E além disso, pode-se fazer mudas a partir de ramos, cria raiz com muita facilidade.

Marcus Corradini disse...

É verdade, Gabi. Eu já tinha ouvido essa planta ser chamada de Dólar, mas faz muito tempo e eu não lembrava.

Mário Trindade disse...

Passei por aqui e gostei, Parabéns.

Peguei na rede... disse...

Oi Marcus, sou mais uma apaixonada pelas suculentas mas, sem conhecimento algum. Essa planta do post, aki no Centro-Oeste, popularmente tbm é o dólar. Pelas minhas experimentações, ela gosta de meia-sombra; no período de seca (no Planalto) deve ser regada todos os dias. Em xaxins fica uma maravilha. Há dois meses fiz 3 mudinhas: uma plantei no olho seco de um abacateiro, com sol das 12h às 16h, tá se desenvolvendo bem devagar; outra plantei no jardim, em local sombreado direto: melou. E a terceira plantei em um vasinho de plástico, a pendurei na cerca do jardim, recebe sol por 2h/dia e rega diária. Dessa última já fiz outras 2 mudinhas.
Agora estou tentando fazer mudas de outras suculentas mas, qual o procedimento correto qdo folhinhas: deve-se simplesmente "jogá-las" ao solo e aguardar ou enterrá-las pela metade? Akelas estufinhas feitas de garrafas pet servem tmb p/ reprodução por estaquias e folhas, ou só p/ sementes?
Tenha um florido findi

Xêro procê da Sil

Marcus Corradini disse...

Oi Sil.
Legal você compartilhar sua experiência com a gente. Essa é a idéia do blog!
Quanto às estacas foliares, depende da planta. No geral, deixá-las num local iluminado sobre uma folha de jornal, o mesmo soltas sobre a terra, dá mais certo do que enterrá-las. Mas tem planta que só dá certo enterrando... O negócio é experimentar.
Quanto às estufas de pet, nunca tentei com estacas foliares de suculentas, mas acho desnecessário. Vamos tentar e ver no que dá? Talvez colocando pouquíssima água...
Abraço

Peguei na rede... disse...

kkkkkkkkkkkkk... óia, é engraçado ler minhas dúvidas depois de... 7 meses de experiências, perdas e sucessos. :D
Vejo q realmente há um ano eu era um topeira em relação aos vegetais. Pensava q todas as plantas fossem iguais, q só precisassem de uma terrinha qualquer e água. Ainda bem q "só os muito sábios ou os muito tolos não mudam de ideia" eu mudei! E aprendi por d+ com os amigos da rede. Só ando tisti por um motivo não tenho conseguido reproduzir a echeveria lilás com folhas e a danadinha é ruim de dar mudas. Qual o conselho?

Ahhhh, comprei um bocado de sementes do viveiro Bueno, devem chegar na próxima semana. Se tiver alguma(s) do seu interesse, doarei de bom grado (é só me avisar lá no blog ou no Orkut).

Xêro procê

Sil Cruz

Marcus Corradini disse...

Sil, qual Echeveria lilás? É essa aqui?

Peguei na rede... disse...

Nussinhora!!! Ki lindura! É essa mesma.
Hj fui conferir meus experimentos com algumas folhas dessa danadinha:
- as que coloquei em bandejas cobertas com plástico filme, e deixei em meia-sombra (no quintal), apodreceram.

- as que coloquei em mini estufas e deixei dentro de casa, estão durando mais mas, já apresentam sinal de apodrecimento.

- outras que simplesmente coloquei sobre a terra (sem cobertura) e pegam sol pela manhã, estão fortes mas, ainda sem sinal de raízes.

Marcus Corradini disse...

Pois é. Eu costumo por as minhas pra enraizar na areia, sem estufa alguma, e elas pegam com facilidade. Demora um pouco mesmo pra enraizar. Não desista.

Elaine disse...

Tenho uma, está enorme, linda, super comprida.Mais nunca deu uma só florzinha....aliás, nem sabia que ela floria.Será que existe planta macho, ou coisa parecida??rsrsrs

Ps-Ela está num lugar que pega umas duas horas de sol

Marcus Corradini disse...

Elaine, essa planta é hermafrodita. Ou seja, as flores tem órgãos sexuais masculinos e femininos.
Talvez com um pouco mais de sol elas cheguem a florir... experimente um adubo tipo NPK com formulação 4-14-8 ou alguma outra que tenha o número do meio maior. Pode ajudar.
Abraço

Anônimo disse...

ola marcus,sou de brasilia tbm tenho esta planta o dollar, só que nunca floriu
o sol da manha é aconselhavel?
quanto tempo?
obrigada

Anônimo disse...

Oi a minha é bem parecida, mas tem uns pelinhos nas folhas!! Masme venderam como Dolar tb!! rsrs

Soraya Costa disse...

Olá. Adorei algumas dicas que encontrei nesse post. Grata por compartilhar suas experiências e parabéns por seu jardim particular.