sábado, 18 de outubro de 2008

Sedum morganianum




Sedum morganianum é uma planta comumente encontrada em cultivo e é, pelo que me lembro, uma das primeiras suculentas que vi na vida. Seu nome popular é Rabo-de-burro e é originária do México.
Da família Crassulaceae, S. morganianum tem as folhas pontudas e apresenta um hábito pendente. Por isso, deve ser cultivada pendurada ou em muros, pois fica muito comprida.
Gosta de solo rico e bem drenado, mas aceita praticamente qualquer substrato que não fique muito encharcado.A propagação é fácil, por estacas caulinares ou foliares.
Quanto à luminosidade, aceita de sol pleno à meia sombra, mas deve ser adaptada aos poucos. Se colocada direto no sol, pode apresentar queimaduras como as da planta abaixo.A floração acontece no início da primavera e as flores são um pouco diferentes da maioria dos seduns. Veja:
As vezes é confundida com S. burrito, mas esse possui folhas menores e de pontas arredondadas. Além disso, S. burrito tem aparência mais compacta. Veja uma foto das duas lado a lado:

26 comentários:

cyberculture disse...

Realmente é uma planta interessantíssima. Essa semana, passei por uma "floricultura" (não acho q la seja tal, pois a lanta q lá achei estava em pessimas condições) e encontrei essa espécie, mas "jovem"...
Gosto muito de plantas 'suculentas' mas esta me cativou rs...
Removi caramujinhos dela e replantei. Vamos ver se dá em alguma coisa.

Parabens pelo blog!

Karem Leoncini disse...

Olá, eu tenho essa plantinha, só que bebê, gostaria de saber se é a chamada rabo de burro? ou sedum burrito?

Marcus Corradini disse...

Karem, Sedum burrito é outra planta (veja a foto das duas aí em cima). O nome popular das duas é rabo-de-burro.

Heloísa disse...

Tenha essa suculenta, esta linda pela primeira vez esta com flor; esta tão pesada que não da pra pendurar, fica em uma mureta, logo tenho que mudar de lugar, esta ficando mutio comprida.

Uma linda primavera para todos.

Anônimo disse...

MAS ESSA FLOR É OU NÃO É O FAMOSO "DEDINHO" DE MOÇA? EU TENHO 05 ESPÉCIES DIFERENTES DESSA PLANTA A PRIMEIRA FLORADA DEMOROU 15 ANOS P/ ACONTECER... IMAGINEM A MINHA ALEGRIA

MEU E-MAIL P/ TROCAR FOTOS:

LUCIMARYSTARLOOCK@HOTMAIL..COM

Marcus Corradini disse...

Olá! Dedo-de-moça é um nome popular que serve pra muitas plantas, inclusive essa, mas o verdadeiro é o Sedum pachyphytum.
Demora mesmo pra dar flores...

Camila disse...

olá! eu tenho essa e queria fazer varias mudinhas, mas eu tiro as folhinhas e deixo lá na terra e elas murcham... nao pegam. o que eu faço?
grata
Camila

Marcus Corradini disse...

Camila, experimente cortar um pedaço da planta, uma ponta de uns 4 cm. Plante depois de uns dois dias, para cicatrizar o corte. É certeza que dá certo.
Abraço

Gabriele Calle disse...

No caso daria pra fazer propagaçao por meio de folhas? quero fazer com sedum burrito

Marcus Corradini disse...

Dá sim Grabriele, pode fazer que pega fácil.
Abraço

sandra linhares disse...

muito legal, Marcus, esta sua vontade de ajudar. Coisa de quem ama mesmo a natureza. Tudo de bom. Sandra

Joice disse...

Olá.! Eu tenho essa planta mais a minha está bebê ,gostaria de saber se é normal ela deitar , pq eu plantei depois de uma semana ela estava deitada .achei q poderia ter sido meu filho q mexendo fez isso com ela. estou com dúvidas se a plantei de forma correta pós a pessoa q mim deu foi embora. tenho medo da planta morre é não consegui outra muda..

Marcus Corradini disse...

Joice, essa planta costuma ficar pendente, mas ela não "tomba". Ela cresce e vai virando devagar. Olhe se a base da planta está firme e se ela enraizou. Se sim, tá tudo bem. Se tiver apodrecido, retire a parte podre e plante novamente. As vezes ela só caiu mesmo, antes de enraizar. Aí não tem problema. ela gosta de ficar deitada... Abraço

Ana disse...

Olá! Gostaria de saber se essa plantinha é venenosa ou pode causar algum mal se ingerida por crianças ou animais!!

Marcus Corradini disse...

Ana, ela não é venenosa não, mas também não é um alimento, então é melhor não ingeri-la. Por outro lado, os animais podem fazer um estrago nela, pois ela "desmonta" muito fácil (as folhas caem com facilidade), então é melhor colocá-la no alto, num local de difícil acesso. Abraço!

Marcus Corradini disse...

Ana, ela não é venenosa não, mas também não é um alimento, então é melhor não ingeri-la. Por outro lado, os animais podem fazer um estrago nela, pois ela "desmonta" muito fácil (as folhas caem com facilidade), então é melhor colocá-la no alto, num local de difícil acesso. Abraço!

Ana disse...

Oii Marcus, tá bom!! Muito obrigada pela dica! Até logo!!

Anônimo disse...

Onde posso encontrar mudas dessa planta?

Marcus Corradini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcus Corradini disse...

É uma planta comum. Procure em floriculturas, gardens e feiras de artesanato.

Marcus Corradini disse...

É uma planta comum. Procure em floriculturas, gardens e feiras de artesanato.

cintia nunes disse...

Ela pode ser usada como colírio para os olhos? Já me falaram k sim

Marcus Corradini disse...

Cintia, nunca ouvi falar disso...

LOURDES disse...

OI TENHO A MINHA A TANTO TEMPO ,FICAM LINDAS GORDAS E NADA DE FLORES,COMPRIDASSSSSSSS MAS NADA DE FLORES O QUE PRECISO FAZER ,TENHOA UNS 20 ANOS,POIS FAÇO MUITAS MUDINHAS QUANDO JA ESTA MUITO COMPRIDA,OS Vasos enchem muito fica lindOS ,MAS NADA DE FLORES

elisats disse...

Olá!
As minhas mudas estiolaram muito rápido depois que ganhei :( uma delas já decapitei para tentar ajeitar....
Até estranhei o que tu disse sobre iluminação pq as minhas não se comportaram assim
Será que é pq elas estavam acostumadas com mais sol? Tenho umas folhinhas para brotar, posso tentar criá-las sem tanto sol? Obrigada!

Marcus Corradini disse...

Elisats, quando digo meia sombra, significa um lugar muito claro ou pelo menos umas duas horas de sol direto por dia. Interiores não são bons pra ela... Continue tentando e encontre o local ideal. Boa sorte!