terça-feira, 4 de novembro de 2008

Gasteria carinata var. verrucosa

Não tenho muita certeza da identificação dessa planta, mas é por esse nome, Gasteria carinata var. verrucosa, que ela é chamada nos blogs e listas de discussão pela internet.
Pertence à Família Asphodelaceae e é originária da Africa do Sul.
O cultivo não requer cuidados especiais, apenas solo bem drenado e muita luz, de preferência sol pleno. Adubações melhoram as florações.
Veja que espetáculo essas flores, de uma planta que estava em sol pleno num jardim:
Essa flor, também muito bonita, é de uma planta cultivada à meia sombra. As cores são menos vibrantes:

Aqui os frutos se formando. É interessante como eles viram para cima, enquanto as flores são para baixo.

9 comentários:

Sandra disse...

Lindissima!!!! Nunca tinha visto.
Beijos
Sandra

Sole disse...

Divina essa, q sarro né, fica parecendo uma partitura!

Anônimo disse...

ola !!! eu tenho uma gasteria como essa
ela aesta em plana frutficação
e não sei quando posso colher os frutos para plantar suas sementes

se puder me ajudar ...
agradeço desde já

Marcus Corradini disse...

As sementes estão boas pra plantar assim que os frutos secam e começam a abrir. Pode plantar em uma estufinha ou direto no vaso, desde que não esqueça de regar.

lucsa sajac disse...

valeu marcos!!!
e quanto tempo eles demoram para secar ???
por que os meus frutos já tem um tempinho e nada de secarem !!!

Marcus Corradini disse...

Demora mesmo, mas quando começa é rápido!

lucsa sajac disse...

valew de novo marcus!!!
meu primeiro fruto secou hoje e já tenho algumas sementes
acho que os outros vão demorar um pouco mais,pois foram polinizados bem depois
acho que daqui À uma semana mais ou menos vou ter mais trinta frutos abrindo

ph guimaraes disse...

fala marcus!

meu velho esse trabalho seu é realmente muito bom,sou novo com as plantas e aqui tenho tirado muitas das minhas duvidas,abç e fica com deus!
paulo!!!

ph guimaraes disse...

saudações a todos!

sou novo com as plantas e através desse blog tenho tirado muitas das minhas duvidas,obrigado pela força marcus,fica com deus!