sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pereskia grandiflora

Pereskia grandiflora, apesar das folhas, é uma Cactácea. De crescimento vigoroso, é ideal para jardins, onde vai bem em qualquer tipo de solo.
A floração é muito bonita e acontece praticamente o ano todo em condições adequadas. Veja o detalhe da flor:
Normalmente nós a encontramos co porte arbustivo, mas ela se torna uma árvore. Veja um arbusto no jardim:
E uma árvore numa calçada em Santo André:O fruto possui folhas e espinhos, mas o número de sementes presentes nos que vi não era muito grande, em torno de uma dúzia.

9 comentários:

*** disse...

Olá:D
A flôr é lindissima e a côr fascinante.
bom fim de semana
bjs

Amanda Santiago disse...

Oi Marcus, adorei msm seu site, sou estudante de biologia e gostaria de convidá-lo a visitar um de meus blogs: www.quetalagora.blogspot.com
Vou adorar trocar idéias e fts tb!
Abraço!

Vitor Roberto disse...

Olá Marcus

Linda essa planta
O senhor conseguiria algumas mudas dela, é difícil de tirar por cortes?
pode me mandar um email ou mesmo se usar msn me add
vitor_gfilho@hotmail.com

obrigado

Sole disse...

Q dez! uma árvore heim! A natureza é mágica né, como n se encantar?!

Ravick disse...

Acho fantástico como esta espécie forma novas floreas nas gemas existentes nos frutos! Não raro as minhas formam frutos com outros frutos grudados.

Helô Passarelli disse...

Olá Marcus! Estou tentando identificar as suculentas das fotos que tirei na casa de uma amiga, mas estou apanhando muito!
Estou no ultimo ano de biologia, mas botânica não é meu forte rsrs
Parabéns pelo site, muita informação de qualidade!
Postei minhas fotos no meu blog, mas não consegui identificar todas....poderia me ajudar por gentileza? Abraço!

Ivan Abreu disse...

Nunca imaginei que essa Pereskia fosse utilizada como planta ornamental. Aqui na Bahia ela é muito comum, e as pessoas a utilizam como cerca-viva. Além disso, os frutos são usados, pelas crianças, como cola na fabricação de pipas. Mas fato é que a flor é lindíssima, apesar dos espinhos serem bem grandes.

Marco Ribeiro disse...

Afinal, este espécime é ou não comestível? Alguns dizem que somente a de flores brancas, já em outros sites dizem que a rosa também.

Marcus Corradini disse...

Marcos, eu honestamente não sei. Só comi das de flores brancas.