sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Adenium obesum

Adenium obesum pertence à família Apocinaceae e é, sem dúvida, uma das suculentas com as flores mais bonitas de todas. São várias formas e cores. Além disso, o formato da planta é muito interessante.
O solo tem que ser muito bem drenado, pois a base da planta pode apodrecer. No mais, a planta é muito resistente.

29 comentários:

♥Rosa εïз Maria♥ disse...

Que linda essa , um encanto!
Ela me lembra, ou melhor olhando assim para ela , parece umas crianças brincando de se esconder aos pes da planta, foi oque me pareceu seu formato, assim pelo anglo em que esta , muito linda , as flores então ...linda demais. Que maravilha!!!Adorei, uma verdadeira obra de arte, a natureza é realmente linda e interessante, as criação de Deus é realmente sem igual, explendido!!!

Rosa Maria.

Anônimo disse...

Marcus, apenas pra comentar que são lindas as fotos e as informações são úteis. Por favor continue nos mostrando essas plantas lindas. Gel de SC.

Marcus Corradini disse...

Obrigado Gel. Não tenho postado muito porque a vida está corrida. Mas é muito bom saber que alguém gosta do que faço, por mais simples que seja.
Mas uma vez obrigado.
Abraço

carola disse...

Olá Marcos! Parabéns pelo blog!

Dissestes q esta planta é bastante resistente. Sabes me dizer se ela é capaz de resistir o frio do RS? E quando falas de solo drenado, poderia ser areia de rio(é um solo pobre, mas levando em conta q eu forneceria os nutrientes necessários...)?
Outra coisa, sabes me falar algo sobre plantio (muda tem um preço alto, sabe se vale a pena adquirir semente?)entre outros cuidados?

Um abraço! Sucesso com tuas plantas!!

Marcus Corradini disse...

Carola, muito obrigado!
Quanto ás suas perguntas, o ideal é um solo composto de 50% terra (pode ser terra vegetal) e 50% areia misturados.
Quanto ao frio, a literatura diz que ela suporta até 1°C, mas abaixo de 5°C ela já começa a sofrer. A temperatura média não deve ser abaixo dos 12°C.
Sementes são uma boa escolha,mas é bom ter na cabeça que o crescimento é lento. Eu acho que vale a pena, pois a planta já nasce adaptada ao seu ambiente.
Abraço

Sole disse...

Marcus me explica, quando vc fala soslo drenado, o que é realmente? pq toda vez q tive plantas desse tipo, apodreceram!

Marcus Corradini disse...

Solange, solo drenado é aquele em que a água não fica presa. Para isso, uma mistura de terra com areia (meio a meio) deve ser usada no vaso. Se o solo retém muita água, as raízes podem apodrecer e a planta morre! Mas isso vale pras suculentas e cactos. Existem plantas que gostam de solo encharcado, como os trevos de quatro folhas, por exemplo.

marilia disse...

Olá. Vi uma adenium obesum e fiquei apaixonada. Gostaria de comprar uma muda, mas aqui em Recife parece que só são vendidas em grande quantidade.Vc sabe aonde posso comprar uma só? Outra coisa, embora ame plantas, não tenho o menor jeito com elas. Vc pode me ajudar a cuidar dessa? Obrigada, Marília

Marcus Corradini disse...

Marilia:
Essa planta não é muito comum... Realmente só conheço uma pessoa que vende essas plantas, e o endereço está aqui:
http://adeniumbahia.blogspot.com/
Qualquer coisa estamos ai!
Boa sorte!!

Andrew's Forever disse...

Marcus parabéns!!!

São realmente lindas, agora queria tirar uma dúvida.

Essa Adenium obesum (Rosa do Deserto)
é a tão famosa Rosa de Saron?

Estou te perguntando isto pois dá para ver como você gosta de flores.

Caso não seja, peço por favor que se possível você possa procurar imagens ou informações sobre a Rosa de Saron.

Agradeço desde já sua atenção.

Fica com Deus.

fillip.andrew@gmail.com

Armau disse...

Boa noite.
Comprei algumas semenes no ML e de 17, 12 germinaram, perdi 04 por descuido e estou com 08 plantinhas.
Comprei tb uma mudinhade 15 cm, podei-a retirando 07 cm que enterrei e já brotou e do que ficou nasceram 02 hastes.
armau@terra.com.br

Anônimo disse...

Oi, Marcus ! Vc conhece a hawaiian palm?

Realchemist disse...

Olá amigo, excelente blog o seu, também tenho rosa do deserto em casa. Estou começando um blog a respeito. O endereço é http://aquariosmaster.blogspot.com/
Um abraço.

Armau disse...

Boa noite. Cortei algumas folhas, enterrei e brotaram todas.

EDNA R F FERREIRA disse...

MARCUS...ESTOU ENCANTADA COM ESSA PLANTA ESTOU COMPRANDO 3 MUDAS DE UM PRODUTOR,MAS COMO EU Ñ CONHEÇO E NEM VI NINGUEM CUIDAR DELA TENHO MEDO DE Ñ SABER...´POR FAVOR ME DIGA; É DIFICIL CUIDAR DELA?QUE TIPO DE TERRA DEVO PREPARAR JA QUE VOU PLANTA-LA EN VASOS...MUITO OBRIGADA..QUEN SABE UM DIA PODEREI TE MOSTRAR FOTOS DELAS OK?

EDNA R F FERREIRA disse...

OLÁ MRCUS!!ACHEI ESSA PLANTA UM ENCANTO,EU ESTOU COMPRANDO 3 MUDAS DE UM PRODUTOR MAS COMO EU Ñ CONHECIA ESSA PLANTA EU TENHO MEDO DE Ñ SABER CUIDAR,POR FAVOR ME DIGA ELA É DIFICIL DE CUIDAR?TEM ALGUN GEITO ESPECIAL PARA LIDAR COM ELA?OBRIGADA.....QUEM SABE UM DIA EU AINDA TE MOSTRO ELA COM FLOR....OK? UMABRAÇO..EDNA

Marcus Corradini disse...

Edna, não sou especialista em adenium, mas sei que ela gosta de solo rico, sol e que muita água pode trazer problemas... O melhor é pegar a informação com o produtor mesmo.
Abraço e desculpe não poder ajudar mais.

Angelo disse...

Boa noite Sr. Marcus. Detive-me em seu Blog justamente por conta das Adeniun obesum. Meu intuito é questionar se posso fazer Bonsai com esta planta.Tenho visto alguma coisa na Internet, mas o que me preocupa é se esta planta se adaptara em vaso raso. Se for positiva sua resposta, com que altura poderia podar o ápice e a cada quanto tempo fazer a poda das raízes? Muito obrigado

Angelo Lo Re
Serra Negra S.P.

Marcus Corradini disse...

Angelo, infelizmente não tenho experiência alguma em bonsai, nem mesmo com suculentas. Também não conheço ninguém que tenha feito um bonsai com essa planta. No entanto, sei que ela aceita bem podas na época certa e que elas são bem vindas. Desculpe-me, mas dessa vez não tenho como ajudar.
Grande abraço e boa sorte.

alice disse...

Oi, Marcus! Plantei sementes de Adenium Obesum e elas precisam de calor p/ germinar. Como estamos no inverno, o lugar mais quentinho para isso é dentro de um carro. E é lá que elas estão até que germinem !
Espero que dê certo...
bjo

Oswaldo Luiz disse...

Angelo; Adenium suporta vasos razos sim, e se seu interesse é a forma da planta (bonsai) eu acho que posso lhe indicar Adenium arabicum ao invés de A. obesum. È mais baixo e mais compacto na forma.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Marcus,
Produzo Adenium obesum há mais de três anos. Agora começei a semear o somalense, socotranum e o arabicum. Gosto destas plantas raras, de beleza incomum, tanto que meu Pachypodium saundersii está florido e já estou apaixonada. Gostaria de saber quem vende sementes desta e de outras espécies. Você sabe?
Parabéns pelo seu belíssimo trabalho, muito instrutivo. Posso linkar no meu blog AMO ADENIUM?
Abraços,
Vera Coelho

Anônimo disse...

olá,
Marcus, parabéns pela sua lindas plantas, gostaria de tirar umas dúvidas:
Quanto tempo leva para brotar flor?
e sementes?
tenho uma que esta ficando amarelada e com as pontinhas das folhas ficando seca.
o que devo fazer? mudei-a para um vaso maior e agora ela ficou assim,
coloquei areia grossa e casca de arvores.

Priscila disse...

Olá Marcus! Estou preocupada com a muda que eu comprei. Ela está até com flores, mais está muchando e com manchas amarronzadas em todas as folhas. O que devo fazer? Estou desesperadaaaaa! Muito obg pela atenção! Tchau!

Marcus Corradini disse...

Oi Priscila. Calma! Antes de mais nada, verifique se o tronco está bem ou se está melando. As folhas dessa planta costumam cair, mas agora não é bem a época... Tem fotos? Você está pondo água suficiente?
Abraço

Priscila disse...

Olá, Estou pondo água dia sim dia não, e o tronco está normal, eu acho. Tenho outra dúvida, tenho que mudá-la de vaso, posso levantar as raízes tranquilamente sem nenhum risco dela morrer? Obg... xau!

Marcus Corradini disse...

Priscila, me passa seu e-mail por comentário, eu não publicarei. Aí eu te passo um e-mail para você mandar fotos, ok? Dessa forma posso te dar informações mais precisas.
Abraço

nunestarsila disse...

Oi Marcus,

Em primeiro lugar parabéns pelo blog, super didático e bem estruturado. Também sou apaixonada por cactos e suculentas. Tenho três "adenium obesum", e está acontecendo a mesma coisa que do post anterior da Priscila, já arrumei a terra (50% terra 50% areia), ela toma bastante sol, e rego a cada dois dias. O que pode ser?

Obrigada,
Tarsila Nunes

Anônimo disse...

Ola Marcus!!!! Tb tenho tres plantas bem gdes e uma esta com pintas marrom nas folhas ja passei fungicida mas nao sei nao.

Obrigado
Catia