domingo, 28 de dezembro de 2008

Cissus quadrangularis


Cissus quadrangularis é uma planta da família Vitaceae, a mesma que a uva, que é relativamente comum no hobby. Pode ser plantada em solo bem drenado, mantida em sol pleno ou meia sombra e requer apenas adubações esporádicas para crescer bem.
Pode ser mantida em vasos pendurados, pois cresce muito e fica pendente e muito comprida. A minha está com mais de um metro e meio de comprimento.
A propagação pode ser feita facilmente por estacas caulinares.

12 comentários:

Ricardo disse...

Olá Marcus,

Ótimo blog!
A cissus possui algum nome popular?
Estou a procura de mudas de cissus quadrangularis, mas estou tendo dificuldades.
Sou do Paraná.

Grato.

Marcus Corradini disse...

Ricardo, não conheço nomes populares para essa planta, mas se souber, te aviso.
Se você morasse aqui no ABC te mandava uma muda! O meu está comprido demais.
Abraço

Ricardo disse...

Obrigado pela resposta, Marcus.

Continuarei a buscar por aqui.
Fui em 3 lojas e não tinham. Uma disse que encomendaria, mas não me passou muita confiança.

Mesmo assim, obrigado.

Abraço

Anônimo disse...

Caro Marcus,

Primeiramente te parabenizo pelo blog e pela coleção de plantas suculentas.

Moro em Natal e, apesar da distância, gostaria muito te ter uma muda do Cissus.
Estou com uma tendinite e acredito que esta planta pode me ajudar no "bombardeio natureba" que tenho promovido.

Se puder me responda dizendo sobre a possibilidade de enviar e a partir daí calculamos despesa de envio etc.

Muito obrigado pela atenção.

Scarpati

Virtual disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Essa planta pode ser consumida? ouvi falar que tem boas propriedades para cura de fraturas e tendinites.
Caso positivo, de que forma?

Marcus Corradini disse...

Já ouvi falar, mas, honestamente, desconheço as propriedades medicinais dessa planta.

Norman Novaes disse...

Marcus, moro em SP. Teria como arrumar uma muda da Cissus?

Marcus Corradini disse...

Norman, eu só tenho atualmente uma muda dessa planta... Então vou ficar te devendo. Abroço

Anônimo disse...

Será que em Portugal se pode encontar esta planta?

conça disse...

Eu tenho uma enorme.

conça disse...

Nem tinha idéia que Cissus Quadrangulares era essa maravilha.