domingo, 28 de dezembro de 2008

Sansevieria cylindrica

Sansevieria cylindrica, da família Rustaceae, é fácil de cultivar e muito rústica. Solo bem drenado e sol pleno são o suficiente para essa planta. Pode ser mantida em local sombreado, mas as folhas ficam "abertas" e não eretas como essas da foto.
A propafação pode ser feita separando os brotos que a planta produz ou através de estacas foliares, que podem ser feitas com pedaços das folhas.
As flores são muito delicadas e duram pouco. A floração, aqui em São Paulo, acontece no inverno e primavera.
É parente da Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) e chamada de Lança de São Jorge, devido ao formato de suas folhas.
Uma curiosidade: já vi, em várias casas, essa planta em vasos e com cascas de ovos colocadas nas pontas das folhas, como se fossem capacetes. Alguém sabe o motivo disso?

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcus,
Eu de novo, Gel de SC, sou leiga em relação a plantas mas adoro terra e verde, tento aprender e plantar, tenho meu quintal com tudo que encontro, aqui, sei que colocam cascas de ovos na ponta da Lança de São Jorge porque aqui já ouveram acidentes com pessoas que no manuseio da terra, espetaram nos olhos e é bem sério o trauma. Abraços, GEL de SC

Marcus Corradini disse...

Olha que legal!
Vivendo e aprendendo. Desvendado o mistério das cascas de ovos!
Obrigado Gel

Peguei na rede... disse...

Tbm já ouvi falar q é por segurança mas, cascas de ovos ressecam e se quebram com facilidade.

marcia vaz toledo disse...

Porque minha planta sansevieiria cilindrica cai, todas que vejo são retas. Será que coloco mta agua? Falta de sol?

Marcus Corradini disse...

Márcia, provavelmente uma das duas coisas (ou as duas). Pode ser também alguma coisa nas raízes, talvez cochonilha, que impeça a planta de absorver água.
Abraço