sábado, 7 de fevereiro de 2009

Euphorbia lactea var. cristata

Uma das plantas mais bonitas e impressionantes da família Euphorbiaceae é Euphorbia lactea var. cristata.
É uma variedade que cresce se enrolando sobre si mesma, adquirindo uma forma que lembra um cérebro. Veja na foto abaixo a "linha" de crescimento (borda vermelha), com folhinhas jovens:
O cultivo é fácil e requer poucos cuidados. Solo bem drenado, adubações esporádicas e sol pleno são as únicas exigências desa planta. As regas devem ser feitas só quando o solo estiver completamente seco e a planta resiste muito bem à chuva.
Num vaso a planta pode demorar a se desenvolver, mas num jardim (foto lá de cima) ela atinge grandes proporções.
A propagação pode ser feita por estacas caulinares. Corte um pedaço do caule, espere cicatrizar e plante direto em local definitivo.
Eu nunca vi uma planta florida.
Na foto abaixo, a planta "regrediu" para sua forma original. No parte de baixo ela é cristada e na parte de cima é normal.

12 comentários:

Lucia da Luz disse...

Ola.... sou de Curitiba e estou iniciando minha colecao, como consigo essa maravilha?

Marcus Corradini disse...

Oi Lucia.
Aqui em São Paulo essa planta é relativamente comum em lojas de plantas e de paisagismo. Fique de olho que você acaba achando uma. Se for muito difícil, procure nos produtores da região. Existem vários aí no Paraná. qualquer coisa, posso te indicar alguns.
Abraço

alke disse...

olá, eu tenho uma dessas de mais de 2 metros!!!!!!!!! achei jogada na rua, stou confeccionando meu blog e em breve terá fotos.
seu blog é muito bom, bem completo, coloquei um link dele no meu blog. parabéns! alke

Anônimo disse...

Olá... comprei uma Euphorbia lactea cristata plantada em um vaso em SP mas moro no RJ e depois de dois dias aqui elas começaram a ficar com umas manchas marrons em partes dela. Como cuido disso?
Já cortei os pedaços manchados e eles estão atingindo outros lados?
Agradeço a atenção.
obrigada Rosangela

Rosangela disse...

Olá novamente,
só para verificar se consigo salvar minha Euphorbia lactea cristata... estou preocupada....
gostaria de saber se recebeu minha pergunta anterior?
agradeço mais uma vez
Rosangela

Marcus Corradini disse...

Rosangela, essas manchas escuras podem ser várias coisas, como vírus, bactérias, apodrecimento, excesso de água, batidas (injúria mecânica), etc. Você poderia me mandar uma foto?
Tome cuidado com o excesso de água e a falta de luz, que são os problemas mais comuns.
Abraço

lucsa sajac disse...

ola marcus
tenho um cactus como esse mas ele não é cristado
tem apenas "galhos" como na parte de cima da sua planta
acha que é a mesma planta ou é outra planta parecida ???
agradeçõ desde já

Sol disse...

Olá Marcus, depois finalmente de muito procurar, comprei minha mudinha de Euphorbia Cristata, gostaria de saber qual adubo posso usar. Obg.

Marcus Corradini disse...

Olá Sol. Eu costumo usar farinha de osso e torta de mamona alternadamente, a cada 2 meses mais ou menos. Mas pode ser um NPK 10-10-10. Ela cresce lentamente, então não adianta exagerar.
Um a abraço!

chmcs disse...

Oi Marcus,
Minha mãe faleceu no ano passado e me deixou um vaso com um belo cactus. Tentei descobrir que espécie era, para saber como cuidar dele corretamente. Pelas fotos que vi em seu blog, me parece ser uma euphorbia lactea cristata. Gostaria de te enviar fotos para que você confirmasse. Seria possível?
Abraço!

Unknown disse...

Bom dia Marcos eu tenho uma ganhei ela faz uns 4 a 6 meses e sempre deixei ela em sombra com pouco sol...
Porém quero trocar ela de lugar e quero deixar elaa em local que vvai pegar muito sol o dá tarde pra ser mais sincera...
O que me diz será que ela vai gostar vai se dar bem no sol pleno e forte
Grata desde ja

Marcus Corradini disse...

Ela vai gostar, mas se possível acostume ela ao sol aos poucos, pois podem acontecer queimaduras se você trocar de uma vez.