sexta-feira, 6 de março de 2009

Euphorbia milli


Euphorbia milli é muito cultivada no Brasil. Pertence à família Euphorbiaceae.
Muito rústica, essa planta suporta as piores condições possíveis. Já a vi plantada em floreiras sobre muros, com pouco solo, sol pleno e nenhum cuidado, e ainda assim a planta está sempre florida.
Porém, se for plantada em solo bem drenado, rico em matéria orgânica, e receber adubação freqüente, a planta fica realmente exuberante.
A propagação pode ser feita por estacas caulinares plantadas em local definitivo e, em minha experiência, sempre dá certo.
Há três variedades principais: a vermelha, a amarela e a vermelha grande, muito usada em jardins e calçadas.
Em casa, tenho a amarela, apesar de, de vez em quando, aparecer uma flor vermelha no meio.
Até flores de duas cores aparecem de vez em quando.
Os frutos são pequenos e sempre aparecem, mas eu nunca plantei as sementes. Veja as "bolinhas" vermelhas no meio das flores:

19 comentários:

Ashraf shreif disse...

beautiful blooms Euphorbia

and your collecation very nice .

Marcus Corradini disse...

Thanks, Ashraf.
I make an album whith photos of my colection.You can see it:
http://picasaweb.google.com/marcus.corradini/ColeAoDeSuculentasJaneiro2009#

Ararinha disse...

Muito bom seu blog. Lindas fotos, muito informativo. Parabéns!

Marcus Corradini disse...

Ararinha, obrigado! Volte sempre.

Maria disse...

OLá
Lindas flores, sempre vejo essas plantas como cerca viva por causa dos espinhos.

Maria

Carla disse...

Oi Marcus!
o seu blog é muito legal e foi bastante util pra mim. Meu nome é Carla, sou estudante de agronomia e adoro as suculentas e cactos. Após olhar todas as fotos achei o nome de uma das minhas plantas que acabou morrendo e que eu estava correndo atrás feito doida, mas nao achava em lugar nenhum...é a Adenium obesum.
Gostaria de umas dicas sobre os cuidados que devo ter com a Adenium. Queria saber o que devo fazer pra deixa-la mais baixa e com o caule mais gordinho. Queria saber tambem sobre a Pachypodium saundersii.
Agradeço se me responder! De qualquer forma ja estou feliz por ter achado a minha plantinha que eu gostava tanto! uahauhau!
boa semana e parabens!

Carla disse...

Oi Marcus!
Meu nome é Carla, sou estudante de agronomia e adoro as suculentas e cactos.
Fui dando uma olhada nas fotos e acabei achando o nome de uma planta minha que acabou morrendo, era uma Adenium obesum. Ela morreu e eu fiquei correndo atras de outra feito doida, mas nao achei ate agora e tambem nao sabia o nome...fiquei muito feliz por encontrar!
Entao, eu gostaria que voce me desse algumas dicas sobre os cuidados que devo ter com a Adenium e tambem a Pachypodium saundersii, porque tenho uma dela tambem. Queria deixar essas plantas mais baixinhas e com o caule mais grosso...e nao sei muito bem o que fazer.
Agradeço desde ja a atençao e espero umas dicas. De qualquer forma ja estou feliz por ter achado o nome da especie! Parabens pelo blog e boa semana!

Anônimo disse...

Adorei o blog. Amo jardins e tenho suculentas em casa. na verdade estou começando uma nova coleção e seu site está cheio de dicas úteis. Adorei as fotos e fiquei com vontade de ter muitas das planta que vi:)

Cintia Midori disse...

Olá,
tem uma homenagem a seu blog no meu (www.netfotografia.blogspot.com) postado em 21/03/09.
[]s e parabéns pelo blog!
Cintia

Villa Da Lucia disse...

Oi Marcus,

Conheci seu blog há poucos dias, basicamente o tempo que retornei para a net.
Há um tempo atrás resolvi me afastar dessa vidinha virtual, mas agora, devagar, estou retornando. Mas vamos ao que interessa, seu blog é ótimo, sua coleção de suculentas me fascinou, me deu até ânimo de replantar umas plantas que já tinha e até comprar novas mudas, mas acho que fiz algo de errado, provavelmente porque coloquei nos vasos apenas terra vegetal; a terra está extremamente úmida, apesar de só ter molhado um dia em cinco passados do plantio e algumas folhinhas soltas que enterrei para brotarem melaram por completo.
Pode me dar umas dicas? Devo replantar tudo? Qual a proporção de areia que devo misturar? Posso colocar um pouco de estrume de galinha? Rssss, quanta pergunta!
Se puder ajudar ficarei grata.
Obrigada
Lucia Villa Real

Marcus Corradini disse...

Oi Lúcia!
Obrigado pela visita!
Vamos ao que interessa:
Replante as plantas sim! Use areia e terra vegetal, 50% de cada. Misture bem misturadinho e coloque umas pedrinhas no fundo do vaso, para melhorar a drenagem.
Não coloque estrume de galinha direto. Se você quiser utilizá-lo (é um ótimo adubo), faça a mistura e deixe descansando por um mês, mais ou menos, pois o esterco de galinha é muito forte e pode queimar as raízes das plantas mais sensiveis.
É isso. Qualquer dúvida, estamos aí!
Abraço

Lucia Villa Real disse...

Marcus, replantei todos os vasos hoje, obrigada pela aula.

Sole disse...

Essas aí conheço como 'colchão de noiva'.

Marcus Corradini disse...

"Colchão de noiva" é, no mínimo, muita sacanagem com as noivas! rsrs

Sole disse...

hahaha, é né, olha quanto espinhos, mas eu aprendi isso quando pequeninha, no interior, onde ainda as noivas eram virgens, hahaha

Marcus Corradini disse...

Carla, seu comentário só apareceu pra mim hoje, não sei porque (algum defeitinho do blogger...)
Eu não tenho muita experiência com adeniuns, mas sei que você deve fazer podas e ter muita paciência... Quanto ao Pachypodium, eles crescem bem lentamente e não adianta muito forçar a natureza. Vou levantar mais informações e te passo, certo?
Abraço

Ravick disse...

Eu nunca havia visto frutos, ainda que elas sejam bem atrativas a polinizadores. Obrigado por compartilhar!

Marcus Corradini disse...

Ravick, pra ser bem honesto, essa foi a única vez que vi os frutos!
Abraço

Odilia Teixeira disse...

Obrigada por partilhar seus catos e informação sobres estes.
Gostaria que consultasse meu blog de catos e suculentas para ver se me consegue ajudar a identificar alguns catos que desconheço.
Obrigada
odília