sábado, 4 de julho de 2009

Aloe juvena ou Aloe squarrosa?

Olha quem floriu!!!
Depois de uns 4 anos, finalmente flores:


Essa planta já foi identificada com esses dois nomes: Aloe juvena e Aloe squarrosa. Honestamente, estou tendendo para a segunda, mas não tenho certeza. Alguém sabe (com certeza)?

Independente do nome, ela gosta de sol pleno por, pelo menos, 4 horas por dia, solo bem drenado e não é nada exigente.
A propagação pode ser feita por estacas caulinares ou sementes (mas essa última eu nunca fiz).
Vamos aguardar os frutos!

12 comentários:

Carlos disse...

YO TAMBIEN TENGO ESTA ALOE,DA FLORES MUY PEQUEÑAS PERO SON MUY HERMOSAS,ESTUPENDAS FOTOGRAFIAS.
SALUDOS.

Rosan disse...

Oi Marcos, Se a tua Aloe Juvena esta a florir depois de quatro anos, quer dizer que ainda tenho algum tempo a esperar..... a minha muda desta, tem uns 6 meses.... pelo menos + 3 anos pela frente...Até mais.

Marcus Corradini disse...

Rosan, espero que a sua seja mais rápida! A minha era uma muda muito pequena quando a plantei.
Abraço

Sonia disse...

Também acho que é juvenna...

Circe disse...

Olá Marcus!
Meu nome é Circe e moro em Pelotas/RS.Tenho uma planta que até agora não sei o nome,por isso coloquei ela no meu blog prá ver se alguém sabia e uma amiga Delba é o seu nome me indicou seu blog.Olha estou apaixonada pelo seu espaço e já lhe adicionei aos meus favoritos.Porém veja tanta coisa linda aqui e muitas parecidas com a minha querida que não sei identificar qual é realmente seu nome.Podes me ajudar?
Desde já te agradeço e pode ter certeza que sempre farei uma visitinha por aqui.
meu blog é htt://encantodaarte.blogspot.com
Um grande abraço e parabéns pelas meninas lindas que tens.

Ela disse...

Marcus, a crassula ovata gosta de sol pleno ou não? Postei umas fotos da minha no meu blog. Ela está com as pontas das folhas avermelhadas, bonitas, mas as folhas parecem um pouco enrugadas. Será sol demais? Obrigada! Ela

Marcus Corradini disse...

Ela, respondi na página da Crassula ovata.

lucsa sajac disse...

marcus parece que voce tem uma "aloe squarrosa"
a aloe juvena é um tanto mais regular em suas folhas , tem as flhas mais "fechadas " nas pontas e as flores são muito maiores que a sua e com a inflorecencia muito maior

Anônimo disse...

Boa Noite Marcus

Não conheço esta Aloe squarrosa, mas tenho fotos de uma outra não comum, que gostaria de ter o teu E-mail, para enviar, pois gostaria que me ajudasses a classificar a espécie.
Obrigado

Ronaldo B. Petzhold
petzhold@cpovo.net

Anônimo disse...

Marcus eu tbm fico com a squarrosa.
no livro do Lorenzi de morfologia diz: "Esquarroso (latim. squarrosus=descamandte)-nome dado para um eixo caulinear que se apresenta coberto de bracteas ou folhas pequenas que se dobram e se posicionam de forma perpendicular ao eixo principal"

até mais. Guilherme

João Cereus disse...

Olá Marcos eu vou investigar pois tenho um pequeno exemplar igualzinho que vou plantar este ano. Eu uso um site Inglês que é o Dave's Garden e que me mandam todeas as semanas um mail com fotos de plantas e podemos investigar muitas delas com alguma certeza do seu nome correcto.
O meu mail é joaocereus@gmail.com e vou enviar-lhe algumas fotos da minha colecção.
Saudações
João Paulo Rodrigues

Anônimo disse...

Olá Marcus, Meu nome é Letícia, sou de Minas Gerais e também sou fã de suculentas e outras plantas! Adorei ver fotos de suas plantas, são lindas! Muitas delas eu tb tenho, mas as minhas não floriram ainda, adorei ver a forma das flores.

esse é meu flickr www.flickr.com/people/driadela lá tem algumas fotos de plantas tb.