terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Echidnopsis cereiformis


Echidnopsis cereiformis é uma dessas plantas que só quem realmente gosta de suculentas vê alguma graça. A planta em si não é muito vistosa. É bonita, tem sua graça, mas não se destaca. As flores são pequenas e escuras. Duram pouco. Mas eu acho o máximo!
Pertence à família Asclepiadaceae. Gosta de solo bem drenado, mas não é muito exigente. Quanto à luz, umas poucas horas de sol pleno por dia são suficientes. Rego apenas quando o solo está seco, mas a planta fica "no tempo" e pega chuva, vento, frio e calor.

As flores aparecem principalmente no mês de fevereiro, mas ocorrem diversas vezes por ano.
A propagação pode ser feita por estacas caulinares e é muito fácil, mas o vaso não pode ser muito pequeno, pois, depois de enraizada, o crescimento é rápido.

17 comentários:

vazinha disse...

Se só quem gosta de suculentas gosta dela... eu sou uma amante de suculentas! Achei uma gracinha!!! muito fofa!

Maravilhas que eu faço disse...

Epa! essa suculenta eu aindar não conheço; é linda! Essae blog é ótimo, não me canso de olhar as maravilhas de suculentas e cactos e que tem aqui.
Abraços
Delba

Marcus Corradini disse...

Obrigado Delba!
Eu tenho postado pouco nos últimos meses, mas tenho umas coisas boas pra esse ano.
Volte sempre!

Rosan disse...

olá.
esta eu tanbém nãp conhecia...mas eu realmente não conheço muitas...
é bonitas e as flores são pequenas, mas encantadoras.

beijo

Jéssica disse...

Eu adoro o seu blog! Aprecio cactos e suculentas e aprendi muito nas suas postagens. Uma dúvida: tenho essa suculenta e às vezes não sei pq o caule começa a murchar... vc disse que é fácil a propagação por estacas, mas todas as vezes que tentei, mesmo deixando cicatrizar antes do replantio a planta começa a apodrecer antes de enraizar ... acho que não tive sorte com as minhas mudas.

Marcus Corradini disse...

Jéssica, não é comum essa planta murchar. As raízes estão bem? Não tem nenhum bichinho nelas? Dê uma analisada e conta pra gente.

Val disse...

Olá Marcus. Também sou apaixonada por suculentas e cactus. Tenho algumas espécies em casa, mas sempre fico numa dúvida cruel, sobre a quantidade de água e como regá-la. Tenho alguns pezinhos que demoram demais a crescer, isso é normal?? Adorei seu blog. Bjss

Val disse...

Olá Marcus. Também sou apaixonada por suculentas e cactus. Tenho algumas espécies em casa, mas sempre fico numa dúvida cruel, sobre a quantidade de água e como regá-la. Tenho alguns pezinhos que demoram demais a crescer, isso é normal?? Adorei seu blog. Bjss

Marcus Corradini disse...

Val, eu sigo a seguinte regra: rego em abundância, mas só quando o solo estiver completamente seco. Quanto à velocidade de crescimento, varia de planta para planta.

Kelly disse...

Amo entrar em seu blog, me perco em tantas suculentas lindas! Sou de Brasília e a aqui não tem tanta variedade!!!!!
Tenho uma pequena coleção de suculentas, 40 e poucas. Tenho uma que esta ficando preta no caule, já pesquisei na net mais não acho nada q fale a respeito. Vc pode me ajudar?
Ah! Alguém já te disse q vc se parece com o ator americano Adam Sandler??
Abraços, Kelly Cristine

Marcus Corradini disse...

Kelli, me manda um comentário com seu e-mail, eu não publico, e eu te mando um e-mail pra você me mandar fotos, pois essa coloração escura no caule pode ser um monte de coisas. Fungos, bactérias, muita água, falta de sol... Enfim, espero seu e-mail.
Abraço

LISA disse...

Olá Marcus.....
Sou de Montes Claros-mg, e por aqui podemos encontrar muitas variedades de cactos e suculentas... até mesmo eu tenho alguns vasos em casa.... adorei as fotos e ressalto a iniciativa do jardim no Parque Escola....incrível....
Abraço!!!!

Carlinho disse...

Ola Marcos, eu faço coleção de suculentas ha mais de duas decadas, ja perdi muita coisa, mas tenho bastante ainda, hoje em dia está dificil de achar novidades aqui em Sorocaba. Tenho muitas fotos que ja tirei.

Carlinho disse...

Ola Marcos, sou de Sorocaba, tenho uma coleção de suculentas ha mais de 20 anos, ja perdi muita coisa, tenho muitas fotos, hoje está dificil de achar novidades aqui. Sou fascinado por suculentas.

Mari disse...

Oi, Marcus ! Morei em Sto André, fiz muitos cursos no Parque Escola, mas agora moro no interior.
Tirei fotos lindas de cactos floridos e gostaria de enviar a vc.
Qual seu email?

Marcus Corradini disse...

Mari, me mande seu e-mail por comentário, eu não publicarei no site, aí eu escrevo pra você, tá?
Que bom que você conheceu o Parque Escola. Aquele lugar é maravilhoso e, apesar de eu não trabalhar mais lá, tenho um carinho todo especial por ele.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Olá Marcus,bom dia!

Gostaria de lhe fazer uma consulta, por favor.
Eu tenho um cacto mandacaru a está aparecendo em toda a planta uma espécie de areia grudada, o que poderia ser??

Você poderá mandar uma resposta para o e-mail: sonya_rj@oi.com.br

Agradeço desde já uma resposta sua.

Atenciosamente

Sônia

Bom dia gostaria de saber o porque meu mandacaru aparece umas areias nele todo grudada o que isso?