sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Senecio stapeliformis

Senecio stapeliformis pertence à família Asteraceae e é uma planta realmente interessante. A minha já tem alguns anos e seu crescimento é muito lento. Ela nunca deu flores. Apesar disso, de vez em quando tenho que replantá-la, pois ela acaba derrubando o vaso! Simplesmente solta brotos por baixo que saem pelos furos do vaso e acabam por deixá-lo bambo. Veja a foto:

Mesmo assim é uma planta com aparência muito agradável e sem muitas exigências. Solo bem drenado e algumas horas de sol por dia são suficientes. Só tome cuidado para não regar demais, pois ela pode apodrecer a partir da base.

26 comentários:

Rosan disse...

0lá Marcus
tenho um galhinho desta no jardim, ganhei recentemente de uma amiga, ainda não fes nenhum filhote, as suas flores são bem bonitas, já as vi em outra amiga, parecem margaridinhas...muito bonitas.

beijo

Marcus Corradini disse...

As minhas ainda não deram flores... Que sorte da sua amiga!
A sua está na terra direto? Depois você me escreve pra contar do desenvolvimento dela?
Beijo

Cinara disse...

Boa tarde, Marcus! Acabei de publicar um post no meu blog de culinária e tomei a liberdade de indicar o seu blog para os meus leitores. No post eu falo das minhas suculentas, que comecei a cultivar há pouco tempo, mas que já me conquistaram! Como adoro as suas fotos e informações, achei que deveria compartilhar!
Um abraço e parabéns pelo blog!

Marcus Corradini disse...

Cinara, muito obrigado pela referência! Muito legal seu blog também! Vou virar um freqüentador...
Abraço

abrantes disse...

Olá marcus.espero que esteja tudo bem contigo e com todas as tuas suculentas pois já tive o prazer de ver algumas fotos e são de facto espectaculares,o que me leva a ter um bocado de inveja(no bom sentido).essas ultimas não conhecia ainda e como dizes tem um aspecto estranho mas são muito cools,pena não haver aqui por portugal tanta diversidade de especies.grande abraço e continua com o bom trabalho. Abrantes

Marcus Corradini disse...

Abrantes, muito obrigado! Mas sempre é bom lembrar que só compartilho a experiência que tenho com minhas plantas. Quando alguém gosta desse humilde trabalho é realmente muito gratificante.
Mais uma vez, obrigado!

Eu sou 800 disse...

Marcus, meu filho!!!
que lindo blog: estou apaixonada!!!
parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar essas belezas com a gente.
Já "favoritei" teu blog. Queria colocar seu link no meu blog, posso?

abçs

Flávia

Marcus Corradini disse...

Claro que pode Flávia! Obrigado.

claudia maria dos santos disse...

OLÁ SOU UMA INICIANTE ADMIRADORA DAS SUCULLENTAS,CADA DIA FICO MAIS ADMIRADA COM TANTAS QUALIDADES,SEU BLOG É RICO DEESAS BELAS QUE MIM ENCANTOU,GANHEI DE UMA AMIGA MAIS DE 20 MUDAS E GOSTARIA DE SABER DE QUANTO TEMPO DEVO AGUA-LAS E SE POSSO POR PEDRINHAS EM TODOS VASOS,AGUARDO RESPOSTA.UM ABRAÇO
CLÁUDIA
BRASILIA DF

Marcus Corradini disse...

Cláudia, não existe uma regra fixa para regar suas plantas... Depende da temperatura, da planta, do solo... A melhor maneira de agir é regar somente quando o solo secar totalmente. Aí pode por bastante água. até sair pelo fundo do vaso. Não use pratinhos em baixo do vaso. Quanto às pedrinhas, pode colocar, mas dificulta um pouco pra ver se a terra está seca.
Abraço!

Ariane Cristina disse...

Marcus pelo que pude notar você têm muitas suculentas e cactos, você pode me informar onde compra ou se você vende, pois aqui em São Carlos não consigo achar algumas espécies? Aguardo Resposta.

Atenciosamente

Ariane

Marcus Corradini disse...

Ariane, eu compro plantas em muitos lugares, além das mudinhas que a gente ganha dos amigos...
Feiras de artesanato, floriculturas, lojas de jardinagem, lojas de 1,99, Ceasa, etc.
É um verdadeiro trabalho de garimpo...
O importante é não deixar pra depois. Se você viu algo interessante, compre na hora, porque depois, quando você volta, pode não estar mais lá.
Abraço

Lilla Carvalho disse...

Olá Marcus,
Boa noite!
Adorei o seu blog!
Estou começando minha coleção de suculentas e estou impressionada com a beleza delas :)
Você pode me dar algumas dicas de onde posso comprá-las via net?
Muito obrigada!

Lilla Carvalho disse...

Oi Marcus,
Boa noite!
Adorei o seu blog!
Estou começando minha coleção de suculentas e estou impressionada com a beleza delas :)
Você pode me indicar onde posso comprá-las via net?
Muito obrigada!

Marcus Corradini disse...

Lilla, eu nunca comprei suculentas via internet, mas há uma comunidade no Orkut onde você vai encontrar tópicos específicos sobre isso, a "cactos e suculentas para todos". O link está aí ao lado.
Boa sorte!

afranio disse...

...grande blog...poesia pura..
afranioafra
niterío rj.
http://afraniocarvalhopintopoesiasecontos.blogspot.com/

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Lindissima. Tenho várias suculentas, mas essa não.

Ivan Abreu disse...

Marcus, gosto demais do seu blog. Sempre dou uma olhadinha pra conhecer espécies suculentas que são novas pra mim. Achei muito interessante esse tópico, pois gosto muito de Asteraceae. Impressionate como as espécies dessa família variam em termos de morfologia. Já conhecia outros Senecio (macroglossus, rowleyanus e crassissimus) mas este me surpreendeu, por realmente parecer "stapeliformis".

Marcus Corradini disse...

Ivan, nada a acrescentar. Concordo plenamente com você.
Abraço

mar e ilha disse...

Oi Marcus,
acabei de comprar umas mudinhas de suculentas e fui dar uma espiada na internet para ver como cuidar delas e acabei encontrando o seu blog. Bem interessante.. Resolvi cultivar suculeants pois elas me remetem a infância e a minha tia Arminda. Ela tinha uma estufa de plantas e as que eu mais gostava eram das suculentas. Achava uma gracinha... Espero que a minhas sobrevivam... Depois passo aqui para te contar como me sai..

Sérgio Leite disse...

Marcus, boa noite (aliás, bom dia - rs).

Sou Orquidófilo há sete anos e, desde o mês passado, fui incumbido de recuperar o jardim de minha irmã. Bem, sabe lá por qual inspiração, a convenci de comprar uma caixa de suculentas para montarmos dois vasos grandes em uma área mal aproveitada do quintal.

Tenho pesquisado sobre suculentas há duas semanas e vi muitos materiais tecnicamente excelentes, como o seu site, o site do Jardim das Suculentas e outros. Mas, assim como chegam meus alunos nos cursos de cultivo de orquídeas para iniciantes, eu acabei ficando com muitas dúvidas, já que o interesse é acertar e não deixar as plantas sofrerem.

Assim, gostaria de pedir-lhe as dicas para a "arrancada inicial" ou seja, como compor o substrato, preparar a drenagem e como/quando/quanto adubar essas maravilhosas plantas.

As outras questões como temperatura, umidade ambiental, luminosidade e rega eu acredito que já entendi. Também, com um pouco de (agradabilíssimo) trabalho, acredito que consiga classificar todas as plantas.

Mas, naqueles outros itens citados, preciso realmente de ajuda. Seria possível? Um enorme abraço e muito obrigado.

Sérgio Leite
São Paulo/SP

Marcus Corradini disse...

Claro que posso ajuadar!
Sérgio, me mande seu e-mail aqui nos comentários. Não publicarei, mas entro em contato com você pra gente se corresponder por e-mail, certo?
Abraço

Rose disse...

menino, adorei!
Seu espaço é maravilhoso.
Tudo sobre suculentas, um show!!!!

anete.kronbauer disse...

oi adoro cactos e suculentas gostaria de ter algumas mudas suas vc vende ou troca mudas.

Marcus Corradini disse...

Anete, como disse na página principal do site, não vendo nem troco plantas. Procure nas boas lojas de jardinagem em sua cidade ou junto a produtores, que você pode encontrar na net com facilidade.
Um abraço

Cris disse...

Marcus, essa é uma planta de que comecei a gostar há pouco tempo, antes não a conhecia bem e não fazia caso. Mas quando comecei a olhar para o desenho das suas "folhas", que nem sempre é igual de planta para planta, e também vendo a beleza das suas flores, não resisti a querer ter essa também. Tenho umas estacas pequenias, que espero que enraizem e que cresçam para poder ver as suas flores.
Um outro que tenho que dá flores muito parecidas é o Senecio fulgens, mas a planta é completamente diferente.
Parabéns pelo blog
Cris