quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Haworthias

Haworthias são plantas da família Asphodelaceae, muito resistentes e de aparência "dura".
A maioria pode ser plantada no sol, mas suportam muito bem ambientes com boa iluminação natural e sem sol direto. Isso não quer dizer que ela pode ficar no escuro!
O substrato deve ter boa drenagem (escoar a água rapidamente) e adubações são bem vindas, principalmente se você quer ver flores.
Por falar em flores, elas são pequenas, brancas e não são muito vistosas. Veja:
Abaixo, fotos de algumas espécies de Haworthias que mantenho há alguns anos.

Haworthia renwardtii var brevicula:
Haworthia pumila:
Haworthia limifolia:

Haworthia glauca var glauca:

Haworthia glabrata:

Haworthia cymbiformis variegata:

Haworthia cymbiformis:

Haworthia batesiana:

Haworthia attenuata:

21 comentários:

Elena sem H disse...

estão belíssimas suas plantas.
Encontrei um fórum de cactus e suculentas aqui que até reuniões mensais com trocas e visitas a viveiros organiza, muito bom.
Você está bem, sua família? Há tempos não nos falamos...

Elena sem H

Marcus Corradini disse...

Oi Elena!
Sim está tudo bem, infelizmente estou com pouco tempo para cuidar do blog, mas vamos levando...
Acho muito legal os grupos que se encontram "ao vivo". Costuma ser muito divertido!
Obrigado pela visita.
Abraço

Maryam Rosello disse...

Hola, felicidades por una Haworthias tan bellas!!
Saludos desde el Mediterraneo

Helena de Jesus disse...

Adorei encontrar este blog, gosto de suculentas, comprei algumas e pretendo comprar mais,as tuas é muito linda.

Dr. Plantas disse...

oi Marcus tudo bem
adorei as fotos eu sou louco por plantas.

tenho um blog sobre plantas tambem
da uma olhada no artigo sobre suculenta e manda umas criticas blz

eu tambem sou biologo

programadrplantas.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Marcus,

adorei seu blog! Já salvei nos meus favoritos.
Tb adoro suculentas e com as infos que encontrei aqui, com certeza as minhas vão ser muito mais felizes!
Abs,
Joana

Anderson Porto disse...

Marcus, tem como você ceder algumas fotos para o projeto que desenvolvo? É que venho procurando fotos para ilustrar as espécies e achei as suas muito boas.

Todas as fotos receberão os devidos créditos autorais, ok? Abraços!

Yukizu-Sama disse...

Olá Marcus, é a Christiane, eu não sei o que acontecer mais as minhas haworthias tipo cymbiformis sempre estão ficando avermelhadas de baixo para cima, e parecem que estão secando. Poderia me ajuda a identificar o problema?

Yukizu-Sama disse...

Boa tarde Marcus. Como vai? Sabe, estou tendo um problema com minhas haworthias cymbiformis, elas estão avermelhando e secando de baixo para cima, não sei o que poderia ser isso. Rego-as uma vez por semana, no final da tarde ou a noite.Poderia me ajudar a identificar o problema?

Agradecida, Christiane.

CULINÁRIA COM PRAZER disse...

Olá!!
Vim conhecer seu blog e dizer que é tudo tão maravilhoso...amo estas plantas suclentas....
Estou te eguindo e sempre que possível venho oconferir tudo tá se quizer dá uma passadinha no meu humilde blog....abraços.....

Renata Turbiani disse...

Marcus, tudo bem? Como faço para entrar em contato com você? Preciso de uma ajuda para uma matéria que estou escrevendo sobre suculentas. Obrigada. Renata Turbiani

Marcus Corradini disse...

Renata, me manda seu e-mail num comentário (eu não publico) e eu te escrevo. Abraço

Anônimo disse...

Marcus, parabéns pelo Blog.
estou pesquisando umas suculentas, e você está me quebrando um baita galho. Aproveito para contribuir também: neste post, você colocou que as Haworthias são da família Asphodelaceae (que nem a Aloe), mas acho que se enganou. O "theplantlist.org" diz que é Asparagaceae.

Abraço,
Peralta

Marcus Corradini disse...

Peralta, eu utilizo a classificação do APGII, que é uma das mais aceitas entre os cientistas, porém diverge em alguns pontos do "The Plant List".
Dê uma olhada nesse endereço:
http://www.f-lohmueller.de/botany/apg/apg_ii.htm

Abraço

Bruna Bertagni disse...

Olá,
Adquiri um exemplar que parece ser uma Haworthia pumila, e ela está na floração, mas a flor ainda não abriu.
Eu sempre gostei dessa espécie, principalmente essa variação, e achar ela em uma "quase" floração foi muito bom kk
Adorei o blog e suas plantas, todas super bem cuidadas, sucesso!

Anônimo disse...

Qual o substrato que vc usa para Haworthia renwardtii var brevicula...as minhas sempre acabam morrendo. Tenho varios cactos e suculentas e apenas com ela tenho dificuldade. Voce deixa no sol pleno? Como vc cuida?

Marcus Corradini disse...

Costumo usarareia de construção, terra vegetal e terra de jardim em proporções iguais. Pouca água (só quando o substrato seca completamente) e umas 3 horas de sol direto no mínimo. Também plantei no jardim e ela gostou.

Adriana disse...

Oi Marcus!
Meu nome é Adriana, eu sou veterinária, moro na região nordeste e sou apaixonada por plantas. Achei seu blog quando fazia uma pesquisa sobre plantas suculentas, adorei suas informações e dicas. Parabéns por suas plantas. Você tem alguma dica de como consigo comprar algumas mudas com segurança? Já encontrei algumas espécies aqui, mas outras eu nunca vi. Abraço!

Marcus Corradini disse...

Adriana, estou por fora do meio há algum tempo. Se lembrar de alguém te aviso. Abraço

elisats disse...

Tenho uma cymbiformis e já tive outras e nunca viveram muito ou viveram bonitas :(
Posso deixar em local com bastante claridade mas sem.som direto? Elas parecem estar com as folhas secas, mas já afoguei tantas suculentas e tão pouca sorte com hawortias que tenho medo de molhar e matá-las :(
O que você sugere? Obrigada e parabéns pelo jardim e pelo blog

Marcus Corradini disse...

Depende do que você quer dizer com bastante claridade. Tem que ser área externa ou local realmente claro. Dentro de casa ela não vai bem...