segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sansevieria trifasciata

Sansevieria trifasciata, da família Rustaceae, talvez seja uma das plantas mais comuns em jardins e vasos aqui no Brasil e, principalmente, em São Paulo. É a famosa "Espada de São Jorge". Na cultura popular é uma das plantas que tira "mau olhado" e é presença obrigatória no "vaso das sete ervas".
É muito resistente e de crescimento rápido. Aceita tanto sol pleno como meia sombra. Vai bem em qualquer tipo de solo. Ou seja: é "pau pra toda obra". Isso faz com que, depois de algum tempo, seja a única planta restante no "vaso das sete ervas"
Existem muitas variedades e cultivares dessa planta. A que eu tenho em casa é essa pequenina, baixinha, mas muito vigorosa, chamada Sansevieria trifasciata "Hahnii".
Veja duas fotos, a primeira da muda que eu plantei num vaso e depois o mesmo vaso após alguns meses. Note que ela tomou todo o vaso com seus brotos laterais.
Um detalhe: essa planta está num local que pega sol o dia todo, com chuva, frio calor, enfim, "no tempo". Muitas vezes eu esqueci dela e fiquei meses sem regar ou adubar.

40 comentários:

Priscilla disse...

Muito legal seu blog, sou apaixonada por suculentas! To descobrindo o nome de várias por aqui. Parabéns :)

Paloma Ferreira disse...

Olá! Estou procurando mini espadas de são jorge do tamanho dessas mini suculentas, será que pode me indicar onde encontro?

Obrigada
Paloma

Paloma Ferreira disse...

Olá! Estou procurando mini espadas de são jorge do tamanho dessas mini suculentas, será que pode me indicar onde encontro?

Obrigada
Paloma

Paloma Ferreira disse...

Olá! Estou procurando mini espadas de são jorge do tamanho dessas mini suculentas, será que pode me indicar onde encontro?

Obrigada
Paloma

Marcus Corradini disse...

Paloma, não é uma planta muito difícil de encontrar. Se você está em São Paulo, o Ceagesp é uma boa opção. Não conheço nenhum produtor específico.
Abraço

Paloma Ferreira disse...

Obrigada Marcus! Vou dar uma olhada...
Abraços e Feliz Ano Novo

Yukizu-Sama disse...

Boa noite, senhor Marcus. Meu nome Christiane, tenho 17 anos e já sou uma amante de cactos e suculentas. Minha coleção só está começando e encontro poucos lugares onde acho informações úteis. Seu site tem boas informações. Mas ainda me encontro com dúvidas. Será que poderia tentar tirar algumas dúvidas com o Sr.? Uma das quais mais importantes que tenho, é se tem relação a cor da suculenta com a quantidade de iluminação. Se é verdade, como vou saber quais cores precisam de uma quantidade específica de sol? Outra coisa também, é que tenho três espécies de plantas que peguei em Cabo Frio - RJ. Todas parecem rasteiras e suculentas, mas não sei se realmente são. Estás são as imagens:
http://picasaweb.google.com/lh/photo/cP3UqjoQfdDY0bALvG7a_g?feat=directlink
http://picasaweb.google.com/yukizu.sama/AmigasComNomesDesconhecidos#5553313127389473986
http://picasaweb.google.com/lh/photo/LVgHIZob4F3WVbNTuW12Kg?feat=directlink
Está última foto é a que mais me interessa, pois as suas folhas com o tempo vão ficando gordinhas. E tem um solta um aroma com cheiro de mel. Muito interessante.

Espero não incomodá-lo viu. Se não souber, entenderei.

Grata. Tenha uma ótima noite. Até!

Christiane.

Marcus Corradini disse...

Christiane, vamos uma coisa de cada vez:
Primeiro quanto à cor das plantas e o sol. O sol pode inflienciar na cor das folhas. Quanto mais sol, as folhas tendem a ser mais claras ou de uma cor que não seja verde, como vermelho, laranja ou roxo, por exemplo. Sendo assim, não dá pra dizer "essa folha precisa de mais sol porque a folha é de tal cor", simplesmente porque a cor muda...
Segundo: infelizmente não sei o nome dessas plantas, mas tentarei descobrir. Em que ecossistema você coletou? Praia?
Terceiro: não precisa me chamar de "senhor", ok?

É muito bom ver gente jovem se interessando por botânica!

Um abraço

Yukizu-Sama disse...

Boa tarde, Marcus. Obrigada por me responder, agradeço sua ajuda. Sobre onde as encontrei, foram bem nas montanhas, bem no litoral. Onde pegavam muito sol, e vento. Com isso, conclui que são bem resistentes. Agradeço mais uma vez pela ajuda.

Beijos, até.

Fátima disse...

Oi Marcus!
Comprei uma suculenta num supermercado num domingo, duas na outra semana, comecei a olhar para elas, descobri formas, cores, brotos! Comprei um livro ontem, já ando pelas ruas procurando por elas em cada jardim, cada canteiro. Enfim, me apaixonei pelas suculentas! Hoje encontrei o seu blog. Muito legal!
Fátima

Marcus Corradini disse...

Pois é, Fátima! Essas plantas são especiais, não são? É bom saber que você começou comprando um livro. Se todos fizessem isso, teriam muito mais sucesso no cultivo. Parabéns e obrigado por visitar o blog.
Abraço.

Edie disse...

OLÁ, sabe me dizer qual é a especie do link: http://ateliedobarromg.blogspot.com/2010/11/vaso-de-suculenta.html

obrigado.

Marcus Corradini disse...

Edie, é um Senecio articulatus.
Abraço

Pema Lodrön disse...

Aqui em casa isso é mato! Vai dando "filhotes", né? Mas quando enche um vasinho, fica lindo na sala! Adorei seu blog. Estou mesmo precisando fazer uma reciclagem. Estudei Arquitetura e decoração e tinha paisagismo na grade.

Pema Lodrön disse...

A Espada-de-São-Jorge não é a grandona? Essa deve ser a espadinha! He, he!

Jéssica disse...

Oi Marcus, adoro o seu blog! Já aprendi mto sobre cactos e suculentas através dele. Gostaria de saber que tipo de adubo/fertilizante vc usa em suas plantas e com qual frequência?

Anônimo disse...

parabéns pelo blog, lindas plantas!

lilian e nic disse...

MARCUS,
VC QUE SABE TUDO DE PLANTAS...JA OUVIU FALAR EM REGAR AS PLANTAS COLOCANDO ÁGUA NA CAIXA DE LEITE VAZIA?PARA APROVEITAR O CALCIO DO LEITE?SBE SE ISSO PODE SER APLICADO AS SUCULENTAS?

Marcus Corradini disse...

Lilian, já ouvi falar disso, mas acho que farinha de osso é melhor...
Faça uma experiência!
Abraço

lilian e nic disse...

oi marcus, muito legal seu blog...sserá que vc consegue me ajudar? estou com uns vasos de dedinho de moça suculentas em que as folhas estão murchando....to na maior duvida se é falta ou excesso de água.
vc saberia?
lilian

Anônimo disse...

Marcus, adorei o blog! Estou querendo montar um terraço de plantas suculentas. Não sei onde comprar, vc pode me ajudar?

Obrigada Sonia
( por favor me responda por e-mail)

soniaguggisberg@terra.com.br

Marcus Corradini disse...

Oi Lilian. Pode ser falta de água, porque, normalmente, quando regamos demais, as folhas "melam" e não simplismente murcham.
O ideal é regar bastamte quando a terra estiver completamente seca.
Veja se não tem nenhum bicho nas raízes, como cochonilhas, pois elas impedem a absorção de água.
Abraço

Anônimo disse...

Olá, bom estava procurando no google "Palmas de São Jorge" e encontrei num site vários tipos de espada de São Jorge aquela "mini" espada de São Jorge é a que eu procuro? Se puder me esclarecer, obrigada! Agradeço desde já...

Caroline Canotilho

Juh Souzza disse...

Adoro espada-de-são-jorge. Se tivesse mais espaço em casa com certeza faria uma coleção de todas elas. rsrs. Tenho algumas aqui e é tão fácil de cuida-las e de propagação.
Parabéns pelo seu blog.
Forte abço.
Juh Souzza

otlialmeida disse...

Olá,estou começando acultivar suculentas e cactos e estou maravilhada , ñ dá trabalho e encanta , vi as suas e são lindas !

paula disse...

confesso que nunca gostei de espada de São Jorge, mas qdo ganhei um vasinho de espadinhas iguais as estes seus...eu me apaixonei!!!

paula disse...

confesso que nunca gostei de espada de São Jorge, mas qdo ganhei um vasinho de espadinhas iguais as estes seus...eu me apaixonei!!!

♪ carolzinha ♪ disse...

Olá, Marcus!

Adoro cactos e suculentas. Sempre tentei cultivá-los em casa, mas eles não gostavam muito da minha varanda. Nos últimos meses consegui um lugar agradável onde eles começaram a crescer e dar flores. No entanto, não sei ainda como lidar direito, principalmente porque eles ficam dentro do apartamento. Se possível, gostaria que você desse uma olhada na situação deles. Eu nunca fiz nenhum transplante ou adubação ou qualquer tipo de tratamento desde que os comprei. Apenas água! rs. Estou bem perdida em como agir daqui pra frente, agora que eles estão se desenvolvendo. São todos pequeninos, mas muito amados =) Se possível, deixe um comentário nas fotos, gostaria de uma opinião!

Além disso, gostaria de saber se o Parque Escola continua em funcionamento. No site da prefeitura de Sto André não há muitas informações e o telefone eles não atendem.

Enfim, aguardo um retorno!
Obrigada e parabéns pelo blog!

Link com as fotos: https://picasaweb.google.com/carolplayer/Filhotes?authkey=Gv1sRgCM-_taiL6YP5Kw

Caso não consiga visualizar, me avise!

Marcus Corradini disse...

Carol, suas plantas estão bem. Algumas delas estão com flores artificiais espetadas, que seria bom tirar. Simplismente puxe a flor seca que ela vai sair.
Com relação ao Parque Escola, ele continua funcionando, insista que você consegue ligar lá.
Abraço

RohG.Barbosa disse...

Oi Marcus, muito lindas suas suculentas. Eu estou descobrindo essas belíssimas plantas e pretendo adquirir urgente uns exemplares...rsrsrs
Sou nova por aqui, não deixe de visitar meu espaço tbm...

http://casadaroh.blogspot.com.br/

Abraço!

RohG.Barbosa disse...

Oi Marcus, muito lindas suas suculentas. Eu estou descobrindo essas belíssimas plantas e pretendo adquirir urgente uns exemplares...rsrsrs
Sou nova por aqui, não deixe de visitar meu espaço tbm...

http://casadaroh.blogspot.com.br/

Abraço!

Marcelo disse...

essa planta realmente nos deixa curioso e com desejo de te-la em nossa casa ! muito legal !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/

vani disse...

parabens pelo seu carinho pelas suculentas, as quais eu tb amo,e tenho algumas, bjs

Peguei na rede... disse...

Poxa, Marcus! Kd vc? Por onde anda? O q tem feito? Saudades da sua paixão pelas suculentas.

Marcus Corradini disse...

Pois é... ando meio sumido daqui. Mas respondo todos os comentários! Estou preparando uma surpresa no jardim de casa. Em breve posto fotos. Abraço!

Thiago El Azzi disse...

Bom dia, Marcus. Como vai? Estou à procura de alguém que forneça sementes de suculentas. Você indica alguém ou alguma empresa que trabalha com sementes destas plantas?

Marcus Corradini disse...

Thiago, honestamente não conheço... Estou fora desse meio há algum tempo. Procure no Google!
Abraço!

Cláudia R. Sampaio disse...

Olá desde Portugal. Sou apaixonada por suculentas e todas as plantas no geral e gostei muito do seu blogue. Vou segui-lo comc erteza. Um abraço, Cláudia.

http://raizesnoquintal.blogspot.pt/

Marcus Corradini disse...

Olá Cláudia! Seja muito bem vinda! Não publico nada no blog há algum tempo, mas estou preparando algumas coisas. Em breve... Grande abraço.

Bruna Pontes disse...

Ola Marcus, conheci seu blog agora, espero que você volte atualizar, vou adicionar ao meu agregador de feed.

Obrigada pela informação =)