sexta-feira, 17 de junho de 2016

Jardim de suculentas

Falando um pouco sobre o jardim:

Com mail de 300 vasos, estava muito difícil cuidar devidamente de tudo. Algumas plantas morreram, outras pararam de crescer, outras simplesmente sumiram. Então peguei a maioria delas e plantei num pequeno jardim que tenho aqui em casa. A drenagem é boa e a terra mais ou menos. O sol bate de manhã no inverno e de manhã e no começo da tarde no verão. Para preparar a área, simplesmente retirei as plantas que lá estavam (daninhas, grama e algumas agaves) e dei uma revirada na terra, além da colocar calcário dolomítico para corrigir o pH. Veja algumas fotos:



Depois disso, as plantas cresceram tanto que passei a fazer podas semanais bem drásticas. Se não as fizesse, misturava tudo e as plantas menores ficavam sem sol. Em breve coloco fotos atualizadas.

5 comentários:

carla disse...

Oi Marcus, que bom que voltou a escrever. Adoro o seu blog e uso bastante para fazer pesquisa, já que amo cultivar suculentas e sempre tenho várias dúvidas! Essa sua postagem foi ótima, pois vem de encontro com uma antiga vontade que tenho que é libertar as suculentas dos vasinhos para que elas cresçam com liberdade! Afinal, todo mundo merece, rsrs... Pena que aqui no meu jardim tem aquele caramujo africano. Estou há quatro anos tentando acabar com ele (sem veneno), só com catação. Ainda não consegui, mas reduziu bastante. É isso aí, vou acompanhar as próximas postagens. Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Ficou Lindo! Parabéns ! Que bom q reencontrei teu blog! Alguma dica de qual a melhor mistura pra plantar direto no chão? Obrigada!
https://www.facebook.com/groups/1431627257167440/1683454775318019/?notif_t=group_activity&notif_id=1476904257139703
Glaucia - Rj

Anônimo disse...

Olá Marcus! Parabéns, seu blog é maravilhoso! Podes me ajudar? Estou com alguma s Hawortias cymbiformis "secando", mesmo regando a cada 4 dias. e estando a meia sombra. Já troquei o substrato ha mais de 5 meses. elas quase murcharam totalmente. Outras hawortias, q estão a meia sobra tb, pararam de se desenvolver e tb parecem estar mais secas. Falta de água? calor demais, apesar de pouco sol direto? Obrigada. Gláucia.

Marcus Corradini disse...

Gláucia, pode ser falta de adubação, ou substrato inadequado ou cochonilha de raiz. Pelo menos é o que vem na minha cabeça pela sua descrição. Me conte mais.

Fátima Oliveira disse...

Oi Marcos, adoro cactos e suculentas e encontrei o seu blog e gostei demais, também tenho uma boa variedade dessas plantinhas, quando poder passa lá pra conhecer.
Abraços.
https://www.meujardimeassimblogspot.com.br